«Sei o que disseste no Verão passado», terá pensado de Ferreira Leite o ministro do Fomento de Espanha, José Blanco.
Como na altura aqui escrevi, foi através dos espanhóis que tomei conhecimento da proposta de Ferreira Leite, em Agosto de 2009, de «Suspenderemos inmediatamente los procesos de adjudicación en curso para la alta velocidade», «priorizando la rehabilitación y desarrollo de la red ferroviaria convencional».
E foi através do mesmo periódico que hoje li que Blanco está a levar à prática as propostas da ex-líder do PSD: “Todas las actuaciones, tanto en carreteras como en ferrocarriles, sufrirán un retraso medio de al menos un año en los plazos de ejecución”, declaró el ministro. O ministro disse ainda que «se otorgará prioridad a las obras de “mantenimiento, mejora y explotación, frente a las de nueva construcción”, especialmente en los proyectos relacionados con la red de ferrocarril de alta velocidad».
Só me causa espécie este pormenorzito: na altura, os espanhóis criticaram MFL por «no cumpliendo así los pactos internacionales firmados con España», o que logo suscitou um apedrejamento na nossa praça. Estou para ver se os lapidadores vão agora a correr aos espanhóis exigir o TGV (aproveitem e tragam também Olivença).
P.S. O DN colocou online a notícia das medidas de Blanco, mas preferiu destacar no título que «reduz administradores e salários»! Diz ainda que as obras «prioritárias como as da rede ferroviária de alta velocidade» escapam ao corte, o que é contraditado pelos jornais espanhóis, os quais garantem que o «AVE a Valencia» é a única excepção.
P.P.S. Ainda o DN: «O adiamento do projecto de alta velocidade pode levar à perda de fundos da UE e ao pagamento de indemnizações a Espanha para cobrir os custos e perdas pela "suspensão unilateral" do TGV, avisou ontem o ministro das Obras Públicas». Este não foi encornado, foi corneado pelo touro Osborne.
P.P.P.S. Com muitas horas de atraso, os principais OCS nacionais começam a divulgar a notícia da suspensão.
Leituras complementares do "Verão passado":
"O argumento do respeito por tratados internacionais", comentário de Carlos Eduardo da Cruz Luna neste blogue.
"O Património Ferroviário do Vale do Douro", artigo meu sobre o facto de os castelhanos, pela segunda vez na História, estarem-se nas tintas para a Linha do Douro.
"A vingança de Manuela Ferreira Leite", opinião de Carlos Cipriano, onde se fala sobre a primeira vez que os castelhanos se estiveram nas tintas...
Sem comentários:
Enviar um comentário