29/06/2012

Neurónios dos jornalistas giram cada vez mais devagar

Poderia a redação do Público explicar-nos como é possível um título destes???
Próximo Domingo acaba um segundo mais cedo porque a Terra gira mais devagar

Como é óbvio, se a Terra gira mais devagar, as correcções de tempo traduzem-se em dias que acabam segundos mais tarde e não mais cedo!!!

P.S. Esperando que o jornal corrija o disparate, aqui fica a transcrição da notícia actual para memória futura:
O próximo domingo vai ter menos um segundo. A velocidade de rotação da Terra tem vindo a diminuir e, por isso, a hora tem de ser acertada. Esta situação já levou à redução de 25 segundos nos últimos 40 anos.
A decisão segue uma recomendação da International Earth Rotation Service (IERS), a entidade internacional que estuda a relação entre a rotação da terra e a medição do tempo atómico

De acordo com a autoridade portuguesa que estabelece e fornece a hora legal do país, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal Continental e na Madeira, os relógios terão ser adiantados às 00:59:59 de Sábado para a 01:00:00 de Domingo e nos Açores a mudança ocorre das 23:59:59 às 00:00:00.

Este tipo de acerto, com a introdução de um “segundo intercalar”, é feito no final dos meses de Junho ou Dezembro e começou a ser realizado em 1972, ano desde o qual foi feito 25 vezes, de acordo com o OAL.

O director do Observatório, Rui Agostinho, explicou à Lusa que a diminuição do tempo que a Terra leva a concretizar uma volta em torno do seu eixo, e que equivale a um dia (24 horas) é constante. Calcula-se que dentro de 4600 milhões de anos, se o planeta ainda existir, irá parar definitivamente, de acordo com as previsões científicas.

A redução da velocidade deve-se à força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra e à diferença do efeito que essa acção produz na superfície do planeta ou no seu centro e que é a responsável por a existência de marés nos oceanos, explicou o investigador.

Agora comparem com a "explicação do investigador"....

1 comentário:

  1. Notícia corrigida às 10h54: alterado o título e o lead, porque ao contrário da informação anteriormente publicada, o domingo vai ter mais um segundo e não menos. Corrige também a assinatura do texto, escrito pela Lusa.

    ResponderEliminar