26/05/2010

Uma enorme falsidade

Já aqui chamei a atenção, num post de Abril, para o facto de estarem a ser divulgados resultados de sondagens "aos portugueses" que, afinal, decorrem de amostras que não são minimamente representativas "dos portugueses". Como referi na altura, os inquéritos feitos via internet, numa base de recrutamento voluntário, não podem ser usados para estimar valores da distribuição de uma váriável na população nacional. É uma absoluta falta de escrúpulo, para não dizer pior, que os principais OCS "noticiem" hoje, a partir de um painel de voluntários, remunerados através de vouchers de uma conhecida cadeia de livrarias, que «mais de um terço dos portugueses continuam a fazer férias fora de Portugal» ou que «ficar em casa durante as férias é a última opção dos portugueses (apenas 5,2% dos inquiridos optam por esta solução radical)».
É também criticável o facto de, entre os OCS consultados, apenas a TVI indicar que «a recolha de informação foi realizada via Internet através de software específico». O i, na versão online, diz apenas que o inquérito foi «levado a cabo em Portugal pela Marktest», enquanto no papel afirma que «O inquérito foi realizado pela Marktest, de 5 a 11 de Maio de 2010, a 400 cidadãos de ambos os sexos, com mais de 25 anos de idade, residentes em Portugal Continental», omitindo o resto do parágrafo que foi publicado pela TVI.

Para ficarem com uma ideia da enorme falsidade destes resultados, transcrevo o resumo do último estudo do INE a partir do Inquérito à Procura Turística dos Residentes:
«Em 2008, o número de indivíduos que efectuaram pelo menos uma viagem turística, para um local distinto da sua residência habitual, ascendeu a 2,7 milhões de indivíduos, o que representa cerca de 25,5% da população residente em Portugal, traduzindo uma quebra de 2 p.p. face a 2007.»
Ou seja, 3/4 dos portugueses não viajam nem para fora, nem cá dentro! Se considerarmos os que viajam pelo motivo de “Lazer, recreio e férias”, são apenas 19% dos portugueses!
Agora segurem-se bem para ver o número de portugueses que dormiram pelo menos uma noite no estrangeiro pelo motivo de “Lazer, recreio e férias”, segundo a estimativa do INE: 440 mil, o que corresponde a 4% da população!!!!!

Resumindo: O INE diz que cerca de 4% dos portugueses fizeram uma viagem de lazer/ férias para lá da fronteira; o inquérito "levado a cabo em Portugal pela Marktest" permite "concluir" que 34% «dos portugueses continuam a fazer férias fora de Portugal». Descubra as diferenças!

P.S. Ainda mais surrealista é este título: «90% dos portugueses tenciona ir de viagem». Não se explica o que é o Barómetro às Perspectivas de Compra de Viagens dos Portugueses.

2 comentários:

  1. (e)leitor28/5/10 10:00

    Houve jornais que, com um intervalo de minutos, publicaram uma notícia a dizer que um terço dos tugas fazia férias lá fora e outra a dizer que metade dos tugas fazia férias lá fora. E se aparecesse uma a dizer que eram dois terços, também ia.

    ResponderEliminar
  2. Sobre a forma como os jornais lidam com estes assuntos, acabei de fazer um post.

    No entanto, há um outro problema a montante: como é que empresas de sondagens, que têm uma marca a defender na praça, permitem que se divulguem estas conclusões hilariantes a partir de estudos cujas limitações deveriam ser bem explicadinhas aos clientes?

    ResponderEliminar