14/03/2010

Sob esta Alçada - 1

A Ministra da Educação fez currículo a contar histórias a criancinhas, mas agora que tem de debitar contos a adultos, está a evidenciar os limites da sua criatividade:
«Foi-me dito que o miniclima de Beja está relativamente diferente, graças ao Alqueva, que refrescou a cidade, e que tornou um pouco mais húmida esta zona» disse a Ministra para justificar (!?) que «o pavilhão polivalente coberto, acabado de construir - ao abrigo do projecto de requalificação do edifício escolar -, deixa entrar água a ponto de interditar o espaço às aulas de Educação Física».

A qualidade da ficção é desafiada pelo presidente da famosa Parque Escolar, que ficcionou ao mesmo nível «frisando que as condições climatéricas que têm ocorrido desde o passado mês de Dezembro "não são próprias do Alentejo"», para responder a queixas dos alunos, que comparam o pavilhão a "uma arca congeladora".

Começando pela ficcionista-mor, o conceito de miniclima é interessante e será, com certeza, aproveitado pelos seus pares no Governo que não se cansam de promover o plano de barragens na cruzada contra o aquecimento global - as barragens são refrescantes. Até pode ser que Beja se torne "um pouco mais húmida", "graças ao Alqueva" e não graças a S. Pedro, mas seria muito duvidoso que o relativo humedecimento fosse o responsável pelas condições "climatéricas" que "não são próprias do Alentejo".

Estes novelistas das alterações climáticas não têm um assessor que lhes mostre uma página do sítio do IM onde estão as chamadas "normais climatológicas" para a cidade de Beja? Lá poderiam ter visto que, fazendo a média de 30 anos (1971-2000), a temperatura mínima é inferior a 10ºC em metade do ano (Novembro a Abril) e foram registados valores inferiores a -3ºC nos meses de Janeiro a Março.
Quanto à "humidade", é verdade que a precipitação em Beja em Fevereiro de 2010 foi mais do dobro da média 1971-2000, mas há zonas muito afastadas do Alqueva - algumas áreas do Algarve, da Beira Baixa e do Douro - onde a precipitação triplicou os valores médios. Mais significativo do que isso, a precipitação excepcional de Fevereiro de 2010 em Beja foi apenas 25% superior à média do mês de Dezembro durante os 30 anos de referência.

Construir uma "arca congeladora" no interior do Alentejo apenas demonstra que esta "máquina" que deveria estar sob a Alçada da Ministra mandou construir um polivalente para 2050, quando os efeitos conjuntos do "aquecimento global" e do "Alqueva" permitirem que este equipamento funcione como banho turco!

Sem comentários:

Enviar um comentário