12/05/2009

ABC das reuniões

O jornalista Nelson Morais afirma no JN que «O inquérito requerido pelo Conselho Superior do Ministério Público, a 7 de Abril, conclui que o presidente do Eurojust, Lopes da Mota, pressionou os procuradores do Freeport e deve ser alvo de um processo disciplinar.» O currículo de Lopes da Mota, nomeadamente o arquivamento de um processo anterior, pode ser visto aqui.

O Público refere que ABC confirmou, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, «um encontro com Lopes da Mota na semana em que este terá conversado com os dois procuradores do Freeport», mas isso tratar-se-á de uma mera coincidência.

Mais interessante é o ministro ABC ter dito na mesma Comissão que «nos últimos anos, reunira-se "dezenas de vezes" com o presidente do Eurojust». Nelson Morais «questionou Alberto Costa sobre a agenda desses encontros e as competências reservadas ao Governo no relacionamento com o Eurojust», não tendo obtido esclarecimentos adicionais. O jornalista estranha tão elevado número de reuniões, uma vez que Lopes da Mota «depende directamente do PGR». Que se há-de fazer? ABC tem uma propensão para reunir!

2 comentários:

  1. Correcção à notíciaO presidente do Eurojust, Lopes da Mota¸ poderá vir a ser alvo de um processo disciplinar no seguimento do inquérito às alegadas pressões sobre dois procuradores do caso Freeport, Vítor Magalhães e Pães Faria.

    Ficou provado que Lopes da Mota tentou pressionar os dois procuradores do caso Freeport. E mesmo assim ele AINDA é Presidente da Eurojust? e PODERÁ vir a ser alvo de um processo disciplinar?

    Se Portugal fosse um país decente, a notícia deveria ser: O ex-presidente do Eurojust, Lopes da Mota¸ foi alvo de um processo disciplinar no seguimento do inquérito às alegadas pressões sobre dois procuradores do caso Freeport, Vítor Magalhães e Pães Faria

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis,

    A conduta do magistrado deverá ser desagravada pela sua motivação da «defesa do bom nome de Portugal». Poderá vir a ser demitido através de um despacho com um qualquer vício, vir a obter indemnização por isso e até pode vir a ser Ministro da Justiça. Tem todas as condições para isso.

    ResponderEliminar