14/05/2009

Está tudo ligado à net

Fiquei estupefacto quando hoje li os títulos de diversos media portugueses sobre um "Inquérito feito pela SurveyShack a pedido da Microsoft":

Jornal de Negócios: Três em cada quatro portugueses estão ligados à Net
RTP: Portugueses são os europeus que estão mais tempo ligados à Internet com o impressionante subtítulo: "Estudo revela que os portugueses são o povo europeu com maior ligação à Internet"
Diário Digital: Estudo: Portugal é o que tem mais cibernautas online
Público: Portugueses entre os europeus que mais utilizam a Internet
[edit 14-5-2009 22:56UTC]Entretanto, esta notícia do Público ficou sem conteúdo, mantendo-se apenas a de João Pedro Pereira que corresponde à versão impressa do jornal[/edit]

Nenhum jornalista se perguntou como poderiam ser verdadeiros os números que receberam (da Microsoft?). Isto devia ser preocupante para os media - demonstra que os jornalistas, esses sim, passam demasiado tempo online e sobra-lhes pouco para pôr os pés no chão.

Vejamos um exemplo da prosa, neste caso, no Público:«Além de revelar que três em cada quatro cibernautas portugueses estão sempre ligados à Web e um quinto (19 por cento) dos inquiridos lusos passa mais de cinco horas online, o estudo demonstra que 14 por cento dos internautas portugueses estabelece ligação à Web mais do que duas vezes por dia e 22 por cento passa uma a duas horas durante uma sessão normal na Internet.»
É difícil (pelo menos, para mim!) compreender como a informação contida neste parágrafo não é contraditória, mas mais difícil se torna quando, mais abaixo, a mesma notícia do Público diz que «39 por vento [sic] passam entre sete e 15 horas online por semana». Ora, eu imagino que quem passe entre sete e 15 horas não possa ser incluído nos que «estão ligados à Web em permanência», que são 76%; só a soma destes dois grupos já dá 115% de cibernautas!

Mas o prémio de ligado à net vai para a notícia da RTP: «Um inquérito da Microsoft refere que um em cada cinco portugueses passa mais de cinco horas por dia a navegar no ciberespaço. (...) É um dado revelador, já que o mesmo estudo conclui que um em cada quatro utilizadores da Internet na Europa passa entre sete e 15 horas online, mas por semana

Ora bem, a vantagem de "estar online", é ter acesso a informação que desmente completamente esta notícia, ou melhor, a forma como é apresentada, com títulos verdadeiramente fantasiosos. É preciso, em primeiro lugar, dizer que este "Inquérito feito pela SurveyShack a pedido da Microsoft" foi feito online, i.e. responderam cibernautas que passam tanto tempo online que até ocupam algum desse tempo a responder a inquéritos. Em segundo lugar, convém dizer que há inquéritos harmonizados na UE sobre a frequência de utilização da Internet, os quais revelam que a posição dos portugueses é na cauda da Europa, muito longe de sermos «o povo europeu com maior ligação»! Em Portugal, o inquérito é realizado pelo INE (metodologia disponível aqui) e os resultados são apresentados pela UMIC (aqui). Para comparações com a Europa, supostamente liderada por nós :), estão disponíveis os dados no Eurostat (aqui).

Então, começando pela notícia da RTP que ganhou o prémio, os números mostram que, considerando apenas os portugueses entre os 16 e os 74 anos que utilizaram Internet nos últimos três meses, 20% esteve online menos de uma hora por semana e 53% menos de 5 horas por semana. Apenas um quarto dos cibernautas portugueses passou mais de 20h online por semana.

Estes são os resultados dentro da população que utilizou internet pelo menos uma vez no trimestre de referência. O pior para a suposta liderança portuguesa é precisamente essa fatia da população que acede à net. 29% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos acede à net "todos os dias ou quase todos os dias"; na UE27, são 43%. 38% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos acede à net "pelo menos uma vez por semana"; na UE27, são 56%.

Aqui fica a demonstração de como a utilização da net é menor em Portugal do que na Europa. Ela é idêntica até aos 24 anos, mas depois é que são elas...

2 comentários:

  1. Mais um título bombástico:
    Grande maioria dos portugueses está sempre ligada à NetAgência Financeira 2009/05/14 16:05

    Mas em que país vivem os jornalistas que fazem estes títulos?
    Ainda se fosse num blogue, meio na brinca, como As escolhas...

    ResponderEliminar
  2. Estes títulos assustam. Cheguei a pensar que pertencia à grande maioria dos portugueses :P

    ResponderEliminar