26/05/2009

Sua excelência

Junta-te a nós, professor,
Que comigo vais levar
A cada canto, a cada lar
O nosso azul computador
Que comigo vais levar
A cada canto, a cada lar
O nosso azul computador.
Avante, camarada, avante,
Junta a tua à nossa voz!
Avante, camarada, avante, camarada
E o Sócrates brilhará para todos nós!

«Estamos a assistir a uma revolução na educação» afirmou Vital Moreira no final de uma visita à Escola Básica Paulo Quintela de Bragança. Espera-se que o candidato clarifique a classificação da revolução - será uma Grande Revolução Cultural?
Mas ter dito que «o PS escolheu de propósito um distrito do interior para mostrar como a excelência não escolhe territórios» é a mesma coisa que dizer que a EDP constrói barragens para proteger o ambiente ou que o ovo Kinder é aconselhado às crianças porque tem mais leite e menos cacau. Eu não nego a revolução. Mas eu próprio me revolto quando um professor universitário tem a suprema lata de associar o conceito de excelência à revolução em curso.

3 comentários:

  1. este vital é verdadeiramente insuportavel
    nao vejo a hora em que vá pa Bruxelas e nos deixe em paz

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa a Vital Moreira. Esqueci-me de que começou a campanha eleitoral e os cabeças de lista dos principais partidos estão em competição pelo maior disparate. Apenas Carmelinda Pereira mantém um discurso coerente.

    ResponderEliminar
  3. Já temos o caos, só falta a revolução: "A ministra e os secretários de Estado (...) infernizaram um sistema de ensino que já não precisava de ajuda para ser medíocre. Mas foram longe no cumprimento da missão que lhes determinou. Tornaram-no um caos."
    Santana Castilho, Público, 27-5

    ResponderEliminar