31/03/2009

Coincidências

A 1.ª é trágica, mas é uma notícia que tem de ser conhecida:
António Santos Alves, procurador do Ministério Público no Eurojust, morreu no passado dia 12 de Março, durante uma reunião daquele organismo (que tutela as investigações conjuntas PT-UK no caso Freeport). Foi nomeado por José Sócrates para inspector-geral do Ambiente em Dezembro de 2000, cargo que ainda exercia «quando a construção do outlet foi viabilizada pelo Ministério do Ambiente». Tinha iniciado a carreira no MP de Felgueiras e, antes de integrar o Eurojust, «foi assessor da representação portuguesa em Bruxelas para a área do Ambiente».

A 2.ª teve desenvolvimentos hoje.
Lopes da Mota, superior de Santos Alves no mesmo Eurojust, foi acusado pelos procuradores que investigam o caso Freeport de ter exercido sobre eles «pressões para arquivarem o processo». Contactado pelo Público, disse ser «um absurdo completo pretender que tentei pressionar quem quer que seja. Na minha qualidade de membro da Eurojust compete-me acompanhar e apoiar a cooperação judiciária entre Portugal e o Reino Unido. Estou constantemente disponível e em contacto sempre que necessário com os magistrados titulares do processo em Portugal».
É óbvio que não podemos duvidar das suas palavras, e o facto de ter sido Secretário de Estado quando Sócrates também o era, é apenas mais uma coincidência, entre outras. Por exemplo: na década de 80, Lopes da Mota foi procurador em Felgueiras. Vinte anos mais tarde, suspeitou-se que terá fornecido informações à arguida Fátima no processo do saco azul. Foi alvo de inquérito, arquivado. Antes de integrar o Eurojust, fazia parte «da representação portuguesa em Bruxelas para a área do Ambiente».

3 comentários:

  1. Nota: estas coincidências foram objecto de um post premonitório (?) de António Balbino Caldeira em 3-2-2009. O mesmo já não se encontra acessível, uma vez que, na sequência dos processos instaurados por José Sócrates e por Paulo Pedroso, o blogue Do Portugal Profundo deixou de arquivar as postagens. Nesse mesmo post, ABC veiculava ainda uma informação que não tinha conseguido confirmar, segundo a qual a esposa de Lopes da Mota teria sido chefe de gabinete de Sócrates e será actualmente vereadora eleita pelo PS na CML.
    Ver este link.

    ResponderEliminar
  2. Que pretende um indivíduo que tem um cargo importante na Administração Pública, quando telefona para o reponsável por uma investigação criminal ou até contra-ordenacional e diz:
    - "muito bom-dia, aqui fala o sr. fulano tal, era para lhe dizer que fiquei muito contente quando soube que o sr. foi nomeado para esta investigação, sim senhor, é a pessoa certa para o lugar.
    Depois da estupefação inicial, o responsável pela dita investigação, naturalmente, agradece.
    depois... continua o primeiro:
    - Sabe, sr X, eu já ando nisto hà muito tempo, já conheço todos os tipos de cabalas, e tal. Eu não gostaria de o ver ser enganado, tenha cuidado porque há por aí muito boa gentinha a forjar todo o tipo de provas para incriminar gente de bem. Entenda que não estou a pressionar para arquivar o processo, o sr. é que decide, mas, não é nada bom para a sua carreira que cometa um engano, se seguir pelos tortuosos caminhos dos que invetam estórias para prejudicar personalidades de relevo com responsabilidades a nivel nacional, pessoas de bem, acima de qualquer suspeita.
    - O sr. X entende.
    - Eu sei que o sr. é perspicaz.
    - Adeus, tive muito gosto em conversar consigo, um abraço amigo, qualquer coisa que precise aqui deste seu amigo, não exite em telefonar.

    **

    E há quem diga que isto é pressão!
    hem!
    Um aviso de "amigo".
    "Eu gajo que ajudar e não acha a quem."
    ingratos.

    ResponderEliminar