31/05/2009

A boa energia

Segundo o Ministério da Economia e da Inovação, Portugal é «um dos países mais avançados do mundo» na área das energias renováveis. Este milagre deve-se à orientação política verde do partido rosa. O PS fará o possível e o impossível para parar o aquecimento global e tem insistido que o investimento na produção de energia tem efeitos na redução do défice a longo prazo, graças ao «aumento da autonomia energética».

Pode ler-se num blogue socialista:
As políticas energéticas requerem alterações drásticas e conscientes nos hábitos de gasto energético, no parque edificado privado e público passando por soluções de isolamento térmico, reabilitação, água quente solar bem como na escolha da iluminação. A nossa política de mobilidade é uma catástrofe rodoviária, é evidente a necessidade de eliminar vícios e erros insustentáveis.
(...)
Porque cada cidadão tem notório impacto nos consumos de energia, devemos todos agir numa lógica de sustentabilidade e autonomia energética.

Perante isto, só mais uma campanha negra da Lusa poderia dar à luz esta notícia: PS sem solução para o problema do calor nos seus comícios à norte-americana.

Detalhemos o gravíssimo problema do sobreaquecimento eleitoral do PS:
  1. O PS contrata americanos para fazer comícios à americana.
  2. O «estilo norte-americano» exige «uma forte intensidade de luz». Este "notório impacto nos consumos de energia" [digo eu] justifica-se pelas «vantagens em termos de efeitos visuais que este tipo de comícios tem sobretudo para o telespectador - três mil pessoas dão facilmente a sensação de multidão».
  3. Esta «forte intensidade de luz» provoca «um calor tremendo no interior dos recintos», o tal para o qual o PS não tem solução.
  4. «Segundo fonte da candidatura de Vital Moreira, nos últimos tempos o PS ainda tentou atenuar o problema do excessivo aquecimento com a contratação de uma empresa para instalar ar condicionado [com "notório impacto nos consumos de energia", digo eu] , mas as poucas existentes no país neste ramo estavam já cheias de encargos nesta época de Verão.»
  5. «de acordo com um socialista da caravana, [no comício de ontem em Braga] o recinto chegou a atingir os 48 graus».
  6. Na sequência desta insuportável temperatura, «cerca de um terço dos presentes no pavilhão do Académico de Braga abandonaram o espaço a meio do discurso de encerramento do cabeça de lista do PS às europeias, Vital Moreira.»

Tenho para mim que, com estes comícios quentes, os estrategas da campanha socialista matam dois coelhos de uma cajadada:

  1. Provocam os benéficos efeitos visuais para os telespectadores irresponsáveis que consomem energia a ver notícias da campanha em salas arrefecidas por ar condicionado que instalaram quando as empresas do ramo estavam vazias de encargos.
  2. Provocam os benéficos efeitos nos espectadores ao vivo de lhes proporcionar uma boa desculpa para não terem de ouvir os discursos de Vital Moreira.

Perante tais benefícios, a "lógica de sustentabilidade e autonomia energética" pode esperar mais uma semanita.

Sem comentários:

Enviar um comentário