06/01/2011

Lemingues

O suplemento Ecosfera publicou um artigo Reuters, mas resolveu omitir a parte mais interessante, i.e. aquela que realmente acrescenta algo ao meu conhecimento - contra tudo aquilo que eu pensava serem evidências, afinal, vem um sábio norueguês explicar que as mortes em massa de lemingues se devem à falta de alimento!!! E que o alimento é mais escasso no Inverno. Somando 2+2, lá vem a colherada: nunca fiando, «modernas ameaças, como a poluição ou o arrefecimento global as alterações climáticas, podem agravar os factores de stress sobre a vida selvagem».

Sossegados podem ficar "Os Melros", pois alimento é coisa que não lhes falta. A gripe das aves também está descartada, pelo que só têm de voar baixinho para não esbarrarem com algum aerogerador. A não ser que esta hipótese mirabolante seja a correcta: «Among the theories was that a truck had collided with the flock».

Actualização 7-1: «Apesar de as causas ainda estarem a ser investigadas, as temperaturas anormalmente baixas poderão ser a explicação para a maioria dos casos». Aguarda-se uma cimeira para o combate ao arrefecimento global.

1 comentário: