07/10/2010

Ideais republicanos

Aqui estão dois dos principais:
Liberté - Liberdades civis
Egalité - Igualdade de género na política e na economia
O gráfico apresenta os 30 países com maior índice de liberdades civis.
Dados originais retirados de:
Campbell, David F. J. / Georg Pölzlbauer (2010): The Democracy Ranking 2009 of the Quality of Democracy: Method and Ranking Outcome. Comprehensive Scores and Scores for the Dimensions. Vienna: Democracy Ranking (http://www.democracyranking.org/).

2 comentários:

  1. Muito bem, algumas monarquias com parlamentos democráticos têm regimes mais abertos e promotores de algumas liberdades, no entanto, só o facto de existirem cargos nesses mesmo regimes que se adquirem por herança é uma grande violação face à igualdade de oportunidades que defendem os ideais republicados e uma diminuição rumo a uma democracia plena. Se Democracia é "governo do povo", havendo um rei esse tipo de ideal fica obrigatoriamente diminuído pois não é o povo que governa por inteiro.

    Já sou seguidor do blogue para ir acompanhando os seus pertinentes escritos.

    Cumprimentos
    Micael Sousa

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e pelo follow.

    Na realidade, o rei não governa, é mais um símbolo do Estado do que um agente político activo. E é verdade que as monarquias são regimes parlamentaristas mais puros, porque é difícil estabelecer um parlamentarismo tendo um político de carreira a desempenhar o papel de PR.
    No entanto, também não me agrada o facto de obrigar alguém a desempenhar o papel de rei, só porque teve o "azar" de nascer naquela família...

    De qualquer modo, esse é um assunto lateral ao post. Para mim, o essencial é que, por razões que não terão apenas que ver com os regimes, as monarquias representadas no gráfico conseguiram promover muito mais, de facto, a IGUALDADE perante a lei.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar