21/04/2010

Os press releases, os estereótipos e a realidade

Viagens e férias: a mulher escolhe, o homem paga

É este o título de uma notícia que saíu ontem (dia do turista) na versão online do Público. A leitura do artigo despertou-me imediatamente as dúvidas sobre a correcção do título. Disso falarei a seguir. Antes, deixo uma nota para dizer que na versão em papel (edição de hoje) o artigo encolheu um pouco, tendo omitido o método de amostragem e de recolha da informação utilizado no estudo que serviu de base à notícia.

1. Vamos começar exactamente por este método de selecção da amostra e de recolha de informação. O Público diz que «as questões foram colocadas por correio electrónico». Já o site RH Turismo, refere «questões colocadas online». Admito que a versão do Público seja erro de interpretação do jornalista. Isso não interessa para o caso. O que interessa assinalar é que, de acordo com a American Association for Public Opinion Research, os inquéritos feitos via internet, numa base de recrutamento voluntário, não podem ser usados para estimar valores da distribuição de uma váriável na população nacional  (Relatório em PDF). Numa linguagem simples, devemos dizer que a amostra não é retirada da população para a qual se pretende fazer estimativas.

2. O artigo refere que não se "especifica" o número de casais portugueses, na amostra total de 1437 casais de nove países europeus. Não obstante, apresenta resultados para o "caso dos portugueses". De qualquer modo, a amostra é pequena para fazer estimativas na população, mas isso é algo irrelevante, atendendo ao que referi no ponto anterior.

3. Finalmente, a suposta confirmação do estereótipo: «No caso dos portugueses, a maioria refere genericamente que as escolhas são feitas em conjunto mas quando as opções vão às questões concretas fica claro que são as mulheres a decidir e os homens a pagar a conta», escreveu José Augusto Moreira no Público. Entenderam?
Mesmo sem ter tido acesso ao estudo original, vou tentar explicar, com a ajuda do site RH Turismo. Em princípio, as opções de resposta para a pergunta "Quem escolhe o destino de férias?"seriam "em conjunto", "mulher" e "homem". Sabemos que a categoria "mulher" obteve 15% das respostas e a categoria "homem" obteve 7%. Faltam 78% de respostas, que deverão estar na categoria "em conjunto".
Este resultado não é nada surpreendente, não porque confirme o estereótipo do título, mas antes porque, apesar das deficiências apontadas em 1. e 2., é conforme ao que foi obtido num estudo realizado há 40 anos (link), segundo o qual a escolha das férias é precisamente um dos "produtos" em que existe menor dominância de um dos cônjuges na fase de decisão, i.e. a grande maioria dos casais decide o destino de férias em conjunto. É esse o "estereótipo".

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