21/04/2010

Álcool: o copo meio vazio

Os resultados do inquérito do Eurobarómetro sobre as atitudes face ao consumo de álcool dão lugar de relevo a Portugal em dois indicadores:
  1. Os portugueses são os mais abstémios da UE. 42% não consumiram álcool no último ano, valor muito superior à média UE27 (24%) e muitíssimo superior aos dos povos do Norte: Dinamarca 7%; Suécia, 10%; Holanda, 12%.
  2. Dentre os consumidores, os portugueses são os que o fazem com maior regularidade. 43% dos que consumiram no último mês, fizeram-no diariamente, valor bastante superior à média UE27 (14%) e incomparavelmente superior aos nórdicos (1% na Suécia; 3% na Finlândia, p. ex.)
A Lusa preferiu destacar o ponto 2. subvertendo os resultados: «Quatro em cada dez portugueses afirmam beber álcool diariamente, o que deixa Portugal no topo dos 27 países da União Europeia».

Como consegue a Agência Lusa esta proeza? Simplesmente confundindo a população dos consumidores de álcool (58% dos portugueses adultos) com a população portuguesa.

Se quer ter a população adulta como referência, então a percentagem é
58% de portugueses consomem bebidas alcoólicas x
91% consumiram nos últimos 30 dias x
43% dos que consumiram nos últimos 30 dias, fizeram-no diariamente
 = 23%

Não deixa de ser o lugar de liderança europeia neste indicador, mas não assume as proporções que a Lusa lhe atribui.

Além disso, o relatório do Eurobarómetro mostra também que nos países nórdicos se consome maior quantidade de bebida por cada ocasião de consumo. 81% dos consumidores portugueses bebem habitualmente no máximo dois copos. Esse percentagem é superior à UE27 (69%) e bastante superior à Irlanda (34%), Reino Unido (51%), Dinamarca (51%), Suécia (56%) ou Finlândia (56%).

Nota: este post foi escrito após a ingestão de uma pequena quantidade de álcool, ao almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário