25/09/2009

Grandes investimentos

Durante o Verão ouviu-se muito a ideia segundo a qual esquerda e direita se distinguem porque uns são a favor de grandes investimentos públicos, outros nem por isso.
O gráfico abaixo reforça esta ideia - é tremendamente nítida a separação entre os partidos da direita (à esquerda no gráfico) e os da esquerda (à direita no gráfico). Separação em quê? No custo de cada deputado eleito para o Parlamento Europeu nas eleições de Junho passado. Enquanto Rangel custou 208.830€ (ou seja, 120 mil embalagens de Maizena), os deputados da CDU custaram quase 510 mil euros cada.
O custo por mandato é representado pelo eixo da direita. O eixo da esquerda representa os valores totais da campanha, reais e orçamentados. Aqui, a grande distinção é entre o PSD, que gastou bastante menos do que o orçamentado, e o PS, que "investiu" 82% mais do que o orçamentado. Isto é, para fazer AVANÇAR VITAL, o PS investiu à grande, investiu 395 mil euros, quando tinha prometido fazer a coisa por 170 mil. Já todos (?) percebemos a grande asneira que foi o investimento neste activo tóxico que Sócrates nos tentou impingir. Espero que tenha servido de lição.


Fontes: valores retirados do Tribunal Constitucional; análise inspirada num post de Pedro Magalhães e numa notícia de Santos Costa.

1 comentário: