02/07/2009

A ciência do futebol

Neste post, Micas10 defende que é preciso pôr "bandeiras nas janelas" para fazer Portugal subir nos rankings PISA. A escrita de Micas10 levou-me a construir o gráfico abaixo, relacionando a posição dos países da OCDE nos testes PISA relativos a ciências com a ordem que ocupa(va)m na lista global da FIFA em 2006 (data do rank PISA) e em 2009.
Há um grupo de países (Coreia, Finlândia, Canadá e N. Zelândia) que são bons na educação científica, mas jogam mal à bola - quem é que quer isso???
Há outro grupo de países, a que Portugal pertencia por direito, juntamente com Espanha e Itália, onde os "miúdos" exercitam melhor os pés do que a cabeça. Os Estados Unidos estão a fazer o possível para intregar este grupo, ao contrário de Portugal, que se está a esforçar por sair.
Há dois grandes professores empenhados neste desígnio nacional. O Prof. Queiroz está cumprindo a sua parte, conseguindo com sucesso fugir a Espanha e Itália. Agora só falta o Prof. Rui Santos transmitir as suas capacidades científicas aos jovens, e poderemos ombrear com novos adversários 'naturais', como Suécia, Dinamarca e Suiça, contra os quais temos tido "azar"... só o Prof. Rui Santos poderá evitar a mexicanização do nosso futebol da nossa ciência!

3 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I este post.
    Estes dois professores de que falas estão prestes a conseguir os seus objectivos... lol

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita, Spirit.
    Já que o Prof. Queiroz conseguiu, valha-nos agora o(s) Santos ;)

    ResponderEliminar
  3. A diferença é que "exercitar os pés" é sobretudo uma actividade passiva (spectator sport) que nos levanta o ânimo e pouco mais.
    Em contraste, "exercitar a cabeça" é uma actividade participativa que "levanta o bolso".
    Conclusão: É necessitário "exercitar a cabeça" para ter rendimentos suficientes para poder ficar folgado na bancada ou no sofá a ver os craques a "exercitarem os pés"

    ResponderEliminar