24/06/2011

Eu avisei...

No dia 31-5-2011 previ aqui que «"sondagens" com resultados mirabolantes» sobre as férias dos portugueses iriam ser publicadas pelos OCS... na semana seguinte lá saía o estudozinho dizendo que «só 4,9% dos inquiridos disse que não vai fazer férias fora de casa» e que «mais de um terço dos portugueses entrevistados farão férias fora do país pelo menos uma vez por ano e 13% com mais frequência ainda».

Para ficar com uma ideia de como se chega a esta enorme falsidade, leia um post meu do ano passado.

Passadas duas semanas, os mesmos OCS que não se coibiram de dizer que 95% dos "portugueses" fazem viagens de férias, publicam os resultados de um estudo do IPDT dizendo que «pelo segundo ano consecutivo, mais de metade dos portugueses não vai gozar férias no Verão». No CM ficamos a saber que, afinal, «mais de metade» equivale a «praticamente dois terços» e ficamos a saber algo importante: «dos portugueses que admitem tirar férias no período de Verão, 25,4% vão gozá-las na zona de residência».
Contas feitas, apenas (1-0,638)*(1-0,254) = 27% fazem férias fora da zona de residência. E apenas 24%*27% = 6% viajam para o estrangeiro.

Voltando ao início, estes 6% estimados pelo IDTP são os mesmos "mais de um terço" da Marktest.

2 comentários:

  1. Bem, os valores também valem o que valem, venham de onde vierem. De facto as pessoas até podem dizer uma coisa e depois acabarem por fazer precisamente o contrário...

    ResponderEliminar
  2. Caro FireHead, admito que «as pessoas até podem dizer uma coisa e depois acabarem por fazer precisamente o contrário», mas o que está aqui em causa não é isso, é um problema com a amostra do estudo que diz que «só 4,9% dos inquiridos disse que não vai fazer férias fora de casa». Eu explico com um exemplo supostamente absurdo:
    Imagine que está a ler um estudo sobre o rendimento dos portugueses. À primeira leitura, fica surpreendido porque não pensava que o rendimento médio fosse tão elevado! Depois vai ver a ficha técnica e verifica que a amostra foi seleccionada na Quinta da Marinha...

    ResponderEliminar