O novo relatório PISA hoje revelado (ver o press release divulgado pela Lusa no Público ou no i) sugere-me a apresentação desta interessante relação inversa entre a atitude dos alunos face ao computador e o seu desempenho nos testes de leitura (aqueles em que Portugal mais se aproxima da média da OCDE):
Portugal é o campeão da paixão pelo computador, seguido pela Grécia e Chile. Nos antípodas - literalmente - os alunos da Austrália e Nova Zelândia dão menos importância ao PC e lêem melhor. Filandeses e coreanos, os melhores do teste, também são menos fascinados pelo computador.
Note-se que esta relação aparentemente tão forte pode esconder outros efeitos. Numa análise dentro de cada país, há resultados contraditórios sobre o efeito de uma variável na outra. No entanto, a intervenção da variável género tem o mesmo efeito em todo o lado - os rapazes gostam mais de computadores e lêem pior do que as raparigas.
parece ser contra producente dar livros às crianças, caso se queira que vençam no mundo das novas tecnologias.
ResponderEliminarlol
ResponderEliminare está absolutamente contra indicado para quem quer vencer nos mundos do futebol, da moda e da televisão...
P.S. o teste de leitura avalia a capacidade de compreensão.