É possível que os portugueses atribuam menor reputação aos OCS que mais lêem, vêem ou ouvem? É estranho, mas seria essa a conclusão se acreditássemos nos estudos de reputação de marcas e de audiência da Marktest.
Televisão
A líder de audiências, TVI, tem uma reputação de apenas 58 pontos em 100, muito abaixo dos 73 da RTP e dos 71 da SIC.
Rádio
A TSF (4,1%) tem menos de metade da audiência da RR (8,5%), mas é líder na reputação.
Imprensa
Nos diários, o lider incontestado de audiências, Correio da Manhã (13%), é o que apresenta menor reputação (58 pontos).
Nos semanários, a ordem de reputação já está mais próxima da ordem de audiências.
Sendo a mesma empresa de estudos de mercado a medir audiências e reputação, como se explica esta discrepância? Admitindo que os instrumentos de medida estão correctos, suspeito que os resultados não são obtidos a partir da mesma população. Tudo leva a crer que o problema reside na base de sondagem para o estudo de reputação. O "recurso a entrevistas de auto-preenchimento online" implica uma população mais escolarizada do que a média da população portuguesa. Usando uma linguagem comum, a amostra não é "representativa" da população portuguesa.
Adenda 23:00Alexandre Pais mostra aqui a evolução nas vendas em banca dos principais jornais, de 2009 para 2010. É curioso verificar que os três diários com maior reputação foram os que tiveram uma evolução negativa mais forte e que o menos reputado foi o único diário generalista que aumentou as vendas!
É normal: quanto melhor conhecemos algo/alguém, melhor lhe conhecemos os defeitos. A galinha da minha vizinha, etc...
ResponderEliminarHum
ResponderEliminarnão tinha dado conta do auto-preenchimento online. Por isso deu a Google como a melhor marca.