Sabor, Tua, Corgo, Tâmega são os mais importantes afluentes da margem direita do Douro, foram em tempos conhecidos pelas linhas ferroviárias do mesmo nome e serão no futuro conhecidos pelas suas barragens. É este o progresso, que parece submetido a uma estratégia de reduzir o Interior a uma reserva de produção de energia dita ecológica, a uma paisagem de albufeiras e aerogeradores. Alguém pensou um dia que aquelas linhas poderiam servir negócios turísticos... afinal, o Douro é um dos seis pólos turísticos autónomos, dada a importância estratégica do turismo para a região e da região para o turismo. Mas os estrategas da rede ferroviária têm a sua lógica própria, têm um raciocínio de alta velocidade que não se compadece com as linhas do interior.

Força, continua tambem aqui com o bom trabalho.
ResponderEliminarUm abraço.
Até hoje, o comboio é absolutamente a minha forma de transporte favorita. É realmente deprimente ver a falta de apoio ás linhas interiores. Aqui nos EUA a situação é ainda pior. Excepto nos maiores nucleos urbanos, o país está quase completamente dependente do transporte aéreo, com as inconveniências e desperdício que ele acarreta.
ResponderEliminarAs minhas Bem-Vindas a este novo Blog!
Já fiz essa viagem várias vezes, e tal como a do Tua é simplesmente fantástica, mete um bocadinho de medo, mas dizerem que é por problemas de segurança...
ResponderEliminarEspero que tenha sucesso este novo blog.
"ainda sou do tempo..." em que estas linhas ferroviárias funcionavam e por isso me considero priveligiada em ter tido oportunidade de fazer essas belas viagens. Só quem conhece é que pode compreender a grande perda que é o encerramento desta ferrovia.
ResponderEliminaresta gente que está a governar portugal, está a "condenar" a "prisão domiciliária perpétua" as populações servidas pelas vias férreas interiores que vão encerrando. São penas injustas e que as pessoas não fizeram nada para as merecer. São condenados sem praticarem qualquer crime. A não ser que ,para esta "gentalha" que governa este pais, seja crime viver no interior...É capaz:uma vez que eles são todos do interior e agora ninguém os tira de Lisboa e grandes centros. antonio Castro
ResponderEliminarObrigado pelas visitas, voltem sempre!
ResponderEliminarPrometo que os comentários continuarão grátis, pelo menos enquanto a linha do Corgo permanecer encerrada!
Como digo noutro post, o Governador Civil (não percebo porquê ele?) garante que a linha vai reabrir. Eu relembro que praticamente todo o percurso da linha que ainda funcionava se encontra em área classificada pela UNESCO como Património Mundial", um ponto a favor da sua manutenção. Mas nada é dito sobre a linha do Tâmega, que acabará mais tarde ou mais cedo submersa pela EDP. Como já está decidido com a do Tua. Este "progresso" é na verdade uma estúpida regressão e não sei o que se poderá fazer para evitar que estas decisões autistas continuem o seu caminho de ferro.