"Ferrovia que liga Peso de Régua a Vila Real encerra a partir de quarta-feira" [hoje] é o título do Público para um despacho da Lusa divulgado ontem, na sequência de um anúncio do Governador Civil de Vila Real. «O responsável garantiu que este encerramento é provisório, apesar de não adiantar quando a linha poderá reabrir». "Problemas de segurança" estão na origem do encerramento, os mesmos "problemas de segurança" que foram invocados para os vários encerramentos provisórios da linha do Tua, durante os quais foram supostamente realizadas "obras" que não impediram os acidentes nela ocorridos.
Sabor, Tua, Corgo, Tâmega são os mais importantes afluentes da margem direita do Douro, foram em tempos conhecidos pelas linhas ferroviárias do mesmo nome e serão no futuro conhecidos pelas suas barragens. É este o progresso, que parece submetido a uma estratégia de reduzir o Interior a uma reserva de produção de energia dita ecológica, a uma paisagem de albufeiras e aerogeradores. Alguém pensou um dia que aquelas linhas poderiam servir negócios turísticos... afinal, o Douro é um dos seis pólos turísticos autónomos, dada a importância estratégica do turismo para a região e da região para o turismo. Mas os estrategas da rede ferroviária têm a sua lógica própria, têm um raciocínio de alta velocidade que não se compadece com as linhas do interior.
Força, continua tambem aqui com o bom trabalho.
ResponderEliminarUm abraço.
Até hoje, o comboio é absolutamente a minha forma de transporte favorita. É realmente deprimente ver a falta de apoio ás linhas interiores. Aqui nos EUA a situação é ainda pior. Excepto nos maiores nucleos urbanos, o país está quase completamente dependente do transporte aéreo, com as inconveniências e desperdício que ele acarreta.
ResponderEliminarAs minhas Bem-Vindas a este novo Blog!
Já fiz essa viagem várias vezes, e tal como a do Tua é simplesmente fantástica, mete um bocadinho de medo, mas dizerem que é por problemas de segurança...
ResponderEliminarEspero que tenha sucesso este novo blog.
"ainda sou do tempo..." em que estas linhas ferroviárias funcionavam e por isso me considero priveligiada em ter tido oportunidade de fazer essas belas viagens. Só quem conhece é que pode compreender a grande perda que é o encerramento desta ferrovia.
ResponderEliminaresta gente que está a governar portugal, está a "condenar" a "prisão domiciliária perpétua" as populações servidas pelas vias férreas interiores que vão encerrando. São penas injustas e que as pessoas não fizeram nada para as merecer. São condenados sem praticarem qualquer crime. A não ser que ,para esta "gentalha" que governa este pais, seja crime viver no interior...É capaz:uma vez que eles são todos do interior e agora ninguém os tira de Lisboa e grandes centros. antonio Castro
ResponderEliminarObrigado pelas visitas, voltem sempre!
ResponderEliminarPrometo que os comentários continuarão grátis, pelo menos enquanto a linha do Corgo permanecer encerrada!
Como digo noutro post, o Governador Civil (não percebo porquê ele?) garante que a linha vai reabrir. Eu relembro que praticamente todo o percurso da linha que ainda funcionava se encontra em área classificada pela UNESCO como Património Mundial", um ponto a favor da sua manutenção. Mas nada é dito sobre a linha do Tâmega, que acabará mais tarde ou mais cedo submersa pela EDP. Como já está decidido com a do Tua. Este "progresso" é na verdade uma estúpida regressão e não sei o que se poderá fazer para evitar que estas decisões autistas continuem o seu caminho de ferro.