01/04/2011

Primeiro d'Abril

Este país vive em mentira 364 dias por ano. Hoje é o dia em que podemos aproximar-nos um pouco mais da realidade. Finalmente, dois meses e meio depois dos rumores sobre "uma Visita Diálogo do Eurostat nos dias 17 e 18 de Janeiro", o INE alterou as contas desde 2007, apresentando novos valores para o défice e para a dívida pública.
Pode o leitor verificar que a realidade já ultrapassou as previsões de um botabaixista como eu que, há um ano, previ uma dívida de apenas 93% do PIB, contra os 89% inscritos no PEC de que então se falava....
N.B. O documento disponibilizado pelo INE continua a apresentar, contra todas as previsões minimamente arrazoadas, um crescimento positivo do PIB em 2011. Portanto, tudo leva a crer que é já este ano que a dívida supera os 100% do PIB, o que eu só previa que acontecesse em 2013!!!

Não vale a pena gastar muito tempo com a enumeração das mentiras que nos impingem 364 dias por ano... deixo apenas as declarações de um qualquer Secretário de Estado há apenas uma semana:
"«Quanto às especulações sobre o défice de 2010, sabe-se que existe uma orientação do Eurostat relativamente à classificação contabilística (...)». Para o governante, as dúvidas do Eurostat dependem da forma de contabilização das contas públicas, mas não colocam em causa o défice de 2010, que segundo o Governo ficou abaixo do objectivo inicial dos 7,3%. «Isso nada tem a ver com a execução orçamental de 2010, onde foram conseguidos os objectivos pretendidos, nem com a execução dos dois primeiros meses de 2011 em que foi registado um excedente orçamental»".

Como se vê no quadro acima, não só os objectivos de 2010 não foram atingidos, como o INE vem agora reconhecer que os objectivos de 2007 e 2008 também não foram atingidos. Ainda bem que hoje é o 1.º de Abril.

Adenda: Esta gente não tem vergonha!

3 comentários:

  1. A propósito da ameaça de bancarrota:

    - O conselheiro de Estado e professor de Economia, Vítor Bento: «A conclusão adicional a que eu tenho vindo a chegar, não necessariamente com grande satisfação, é que outra actuação não teria sido possível, no quadro democrático. Qualquer narrativa diferente teria sido rejeitada eleitoralmente, como aliás foi»
    DITO DE OUTRA FORMA: O país está à mercê da bandalheira: "vamos curtir... e quem vier a seguir que pague..."

    MAIS: a bandalheira parece não conhecer limites - A SUBMISSÃO MORAL DAS MULHERES PERANTE OS ISLÂMICOS!
    - De facto: criticam a repressão dos Direitos das mulheres... mas depois avançam em direcção ao cúmulo da bandalheira: «vamos aproveitar a boa 'produção demográfica' daqueles gajos que reprimem os direitos mulheres (leia-se os Islâmicos) para baixar os custos de renovação demográfica [nota: fica caríssimo pagar os custos de renovação demográfica: incentivos monetários à natalidade, despesas com a fertilidade dos casais, despesas com a gravidez das mulheres, despesas em Saúde e Educação até à idade adulta, etc...] e resolver assim o problema demográfico que existe na Europa».



    ---»»» Concluindo e resumindo: Antes que seja tarde demais, há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... e... SEPARATISMO-50-50!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, o Eurostat reconhece a importância da SUBSTÂNCIA dos organismos dependentes do contribuinte sobre a sua FORMA de empresas.

    Um investidor, ou eleitor, prudente, faz o seu próprio trabalho de casa e não fica dependente das análises das agências de rating, nem do Eurostat/INE.

    Sobretudo quando esses analistas são meras "agências", isto é, não estão a colocar o seu próprio dinheiro em risco.

    Para saber mais, ver PPP Lusofonia
    http://ppplusofonia.blogspot.com/2009/12/encargos-extra-orcamentais-com-servicos.html

    ResponderEliminar
  3. Como diz Vítor Bento em entrevista ao Diário Económico: "Os políticos são os principais culpados da actual crise económica internacional, porque criaram as condições para ela se instalar."

    ResponderEliminar