03/12/2009

Arrefecer os ânimos

Segundo a Population Action International, o crescimento populacional terá um papel principal na emissão de gases com efeito de estufa - a PAI declara que o IPCC subestima o impacto do crescimento populacional e da urbanização no crescimento da emissão de GEE's.
Vai daí, a PAI defende que «os EUA e outros governos e organizações» têm obrigação de controlar o crescimento populacional nos países mais férteis.
Bem vistas as coisas, nem é preciso que os biliões que estão para nascer nos próximos 40 anos se tornem grandes consumidores de combustíveis. Cada um de nós é uma poderosa máquina de produção de gases maléficos, com destaque para o terrível CO2.
A bem do arrefecimento global, deixo aqui uma homenagem aos percursores malthusianos que criaram esta bela peça de lingerie metálica (fotografada num museu de Salzburgo). Estes artefactos foram de enorme préstimo para evitar uma catástrofe climática no Período Quente Medieval, quiçá de proporções tão terríficas como as que se avizinham. Além de evitarem o fabrico de novas máquinas de emissão de CO2, evitavam também actividades libertadoras de grandes quantidades do nefasto gás. A sua mera utilização significava que o marido da utilizadora partira em Cruzada e, por cada pescoço de mouro que cortava, fazia quatro viúvas - era a contribuição dos "governos e organizações" europeus da época para o controlo populacional em terras mais quentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário