20/08/2010

Orvalhadas


Orvalho, originally uploaded by Beijokense.

O orvalho forma-se quando o vapor de água excede o limite que o ar consegue reter, para uma dada temperatura. É comum a formação de orvalho nas plantas pelo facto de, durante a madrugada, elas arrefecerem rapidamente e provocarem a condensação no ar à sua volta.
Em Portugal, o fenómeno é frequente nalguns verões, mas noutros torna-se mais raro, isto porque a temperatura mínima do ar se mantém elevada e/ou a humidade é baixa. É isso que aconteceu no último mês, ao contrário do que tinha acontecido em igual período do ano passado:
Na grande maioria dos últimos 30 dias, a temperatura mínima nunca se aproximou da temperatura máxima a que era possível orvalhar. Situação bem diferente ocorreu no período homólogo de 2009, que foi fresco e húmido. Isto não serve para explicar os incêndios, mas serve para ilustrar como S. Pedro é invocado quando se porta mal e trocado por S. Sócrates quando se porta bem. Quando ele bufa, vendemos electricidade aos espanhois a preço inferior ao "custo", e os louros vão para «os governos de José Sócrates». Qualdo ele borrifa, o sucesso do "combate" aos incêndios é atribuído ao «dispositivo». Nas palavras de Alberto Gonçalves:
No ano passado, o mérito pela escassez de incêndios cabia ao Governo e não a um Verão particularmente fresquinho. Este ano, a culpa pela devastação em curso é do calor tórrido, dos criminosos, dos negligentes e do "aquecimento global": não é do Governo. Aparentemente, a acção preventiva da tutela reflecte-se nos sucessos, não nos fracassos.
É perfeitamente compreensível que o S. Pedro nos vire as costas e obrigue certos xamãs a dançar para outros manda-chuvas.

1 comentário:

  1. Orvalhada20/8/10 15:38

    Cuidado que se pode emprenhar com as orvalhadas!

    ResponderEliminar