27/04/2009

Gestão por objectivos

A confirmar-se, não é caso virgem. Há um surto de definição de objectivos nos diversos organismos da administração pública. A incompetência na definição dos objectivos denota uma preocupação com as quotas de promoções, mais do que com a melhoria dos serviços. Do meu ponto de vista, o principal defeito desta definição é que se confunde meios com resultados. É o mesmo que impor a um "ponta-de-lança" um objectivo quantificado em remates, em vez de quantificado em golos e assistências para golo.
A notícia de hoje é o estabelecimento do número de detenções como objectivo operacional em esquadras de polícia. Já se ouviu coisa semelhante com multas, apreensões e encerramentos de estabelecimentos pela ASAE, por exemplo. Ora, o que deveria ser objectivo seria a diminuição do número de crimes e não o aumento do número de detenções. Como o número de crimes não depende exclusivamente da polícia, o objectivo seria uma redução de uma taxa de criminalidade, comparativamente a outras áreas com níveis de criminalidade semelhante no passado.

Actualização 27-4-2009 20:00
A Direcção Nacional da PSP nega objectivos de detenções. Enquanto a notícia original do JN afirmava que «Contactada pelo JN, a Direcção Nacional (DN) da PSP admite que há "objectivos", mas no bom sentido», o desmentido desta tarde assegura que «A PSP "não impõe números de detenções mínimos", critério que "não faria sentido"». Portanto, esclareça-se o comentador Al Gema: não há objectivos no mau sentido; só há afirmações (da Direcção Nacional? do porta-voz? do jornalista?) sem sentido.
Em concordância com o meu post original (lol), «A PSP diz ainda que definiu para o ano de 2009 "a diminuição da criminalidade" através de um "incremento da actividade operacional a nível nacional".» Um bocado confuso, uma vez que se diz que o número de detenções «"não depende apenas da proactividade policial", mas sim de "outros factores a jusante da própria actividade policial"»... então e a criminalidade, depende apenas da «proactividade policial»?

1 comentário:

  1. a Direcção Nacional da PSP admite que há "objectivos", mas no bom sentidoO que são objectivos no mau sentido?

    ResponderEliminar