19/08/2011

Qual é a fraude?

Fraude é alguém utilizar o seu estatuto de professor universitário para divulgar uma opinião contrária a todas as evidências empíricas dos estudos de economia da educação e dos relatórios das mais variadas organizações que por todo o mundo têm estudado os benefícios económicos, para os diplomados e para os contribuintes, do ensino superior.
Não nego que a educação gratuita seja um importante recurso político para benefício dos que exercem o poder. Também não nego que tenha alguns efeitos perversos, nomeadamente no desempenho académico. Defendo até que os beneficiários deverão assumir uma maior fatia dos custos que são suportados pelos contribuintes. Mas nada disso permite negar a evidência de que, em média, um diplomado com curso superior terá ao longo da vida um rendimento superior ao que teria se se ficasse pelo ensino secundário. Essa evidência é válida para todos os países onde têm sido feitos estudos sobre o assunto, nomeadamente em TODOS os países da OCDE.
Deixo ao senhor Professor Doutor Nuno Monteiro a mais recente estimativa dos benefícios de ter um curso superior no país onde ele dá aulas. O Valor Actual Líquido de tirar um curso numa universidade menos competitiva varia entre 200 e 300 mil dólares; para os que conseguem um curso numa universidade mais competitiva, o VAL supera o meio milhão de dólares.
Lá como cá, há licenciados em caixa de supermercados. Isso não significa que eles acabam, mas sim que iniciam aí a sua actividade... ao longo da vida, terão sempre melhores oportunidades e maiores salários.

Fonte: de Alva, J. K., & Schneider, M. (2011). Who Wins? Who Pays? The Economic Returns and Costs of a Bachelor's Degree: American Institutes for Research.

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