23/04/2011

Ensaio sobre a preguiça

Da "preguiça" (creio que é mais incompetência e falta de meios) dos jornalistas já eu me queixei bastante neste blogue... o leitor pode (re)ver aqui vários exemplos de mau trabalho, em que os OCS nacionais reproduzem números que representam distorções da realidade e que alguém soprou aos ouvidos da LUSA.

A novidade desta semana é que a LUSA fez o trabalhinho, lançou uma parangona de que falo mais abaixo, mas, aparentemente, os OCS não lhe deram importância! Devido à preguiça dos jornalistas, assevera João Galamba. Valupi já nem se interessa com os jornalistas, só com o PSD que "não percebe a importância da notícia". E qual é a notícia? Supostamente - assegura a LUSA - "Portugal é o país da UE com mais progressos na educação". E como se chega à conclusão? Segundo um relatório da UE, «Portugal é o país com maior crescimento»... nos indicadores dos progressos na educação? Não, calma aí, ninguém disse isso... «Portugal é o país com maior crescimento» num dos indicadores, designadamente «o número de diplomados em matemática, ciência e tecnologia».

A notícia da LUSA não diz nenhuma mentira. Limita-se a colocar um título que não corresponde ao conteúdo. Ao contrário do habitual, a notícia não teve grande eco, o que chegou para que se destapasse a preguiça encoberta.
O relatório de que se fala está ao alcance de um clique, para quem não for preguiçoso. Há cinco benchmarks para avaliar o "progresso na educação". Nos outros quatro, Portugal tem evolução positiva, mas não é o que fez "mais progressos" e, é preciso não esquecer, está abaixo do benchmark em todos eles. O relatório tem um ponto sobre "best performing countries" e diz isto (p. 18): «Countries that show good performance in several areas for the 2010 benchmarks include Finland, which has performance levels above all 5 benchmarks, and Poland, which has performance levels above the EU benchmarks and is moving further ahead in four of the five areas.» Preguiçosos relatores.

Sem comentários:

Enviar um comentário