02/10/2009

Margens de Erro - versão Marktest

A Marktest.com é um concorrente de peso ao blogue Margens de Erro, apresentando dossiês de clipping sobre as sondagens publicadas (legislativas; autárquicas) e uma boa análise da comparação entre sondagens e resultados eleitorais. Além do mais, a ficha técnica publicada no site tem uma informação bastante esclarecedora.

Dito isto, era escusado que Bárbara Gomes tivesse borrado a pintura: «No caso da última sondagem da Marktest divulgada nessa semana, podemos verificar que os resultados eleitorais alcançados, todos eles sem excepção, estavam compreendidos dentro das margens de erro apresentadas». Em primeiro lugar, as margens de erro estão mal calculadas, apresentando valores iguais para todos os partidos, o que é, obviamente, uma impossibilidade. Em segundo lugar, apresentando intervalos com uma largura de sete pontos percentuais, mal feito fora que os resultados não ficassem lá dentro! :)

Já que, partindo da sondagem, a Marktest produziu uma projecção de resultados, é correcto fazer uma "análise de desvios" e compreender por que o desvio é maior na projecção do que nos resultados brutos da sondagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário