01/09/2010

Patrocínios do avesso

LETRAS E CONTEÚDOS: Opinião: Passos do avesso: "A graça de Passos Coelho e o seu estado pueril eram fantásticos, no pós-congresso do PSD. [...] Ele, afinal, é o construtor de uma deriva ultraliberal para Portugal e o intérprete dos interesses económicos mais gananciosos."

Esta preocupação do deputado Acácio Pinto com a "interpretação" dos interesses económicos sugere-me, por exemplo, o modo como organismos do Estado têm "interpretado" interesses económicos do "amigo Joaquim".
Em regimes capitalistas, é comum haver "interesses económicos mais gananciosos" que patrocinam (chamam-lhe mecenato) equipamentos e actividades dos institutos públicos, obtendo um benefício fiscal e um benefício na imagem corporativa. No regime que Acácio Pinto defende, são os institutos públicos a patrocinar interesses económicos privados!
A programação da TSF inclui vários blocos de propraganda financiados ou apoiados pelo Governo e apresentados como se fossem criações jornalísticas: "Com o apoio do Ministério da Economia e Inovação"; "Um programa da TSF e da Rede de Comunicação do QREN"; "Uma parceria TSF/ Instituto de Emprego e Formação Profissional"; etc.
Agora, quando o Governo resolveu tomar partido num caso de "perturbações a um controlo antidoping", é muito interessante notar que o DN criou um site/ dossier específico sobre antidoping, com o patrocínio do Instituto do Desporto de Portugal, I.P. que engloba a Autoridade Antidopagem, "zamente" uma das partes envolvidas no caso que ocupa o noticiário do site!

1 comentário:

  1. Desempregado1/9/10 15:31

    Isto é fantástico. O IEFP vai patrocinar o novo site do DN sobre o diferendo entre Valter Lemos e o Eurostat.

    ResponderEliminar