05/07/2010

Nuestros hermanos e o país irmão

Uma empresa espanhola faz uma oferta para comprar a participação de uma empresa portuguesa numa empresa brasileira. Quando está tudo preparado para a venda, o Governo de Portugal impede o negócio, vincando uma "posição ideológica" para defender "interesses estratégicos" do país. Engraçado seria o Governo do Brasil, na mesma linha ideológica e para defender "interesses estratégicos" do país, decretar a nacionalização da empresa brasileira...

Não conheço inquéritos à população brasileira sobre a bondade ideológica ou estratégica de uma eventual nacionalização da Vivo, mas conheço um inquérito à população portuguesa que me permite concluir que os portugueses não se revêem naquilo que o seu Governo define como "interesses estratégicos". Trata-se do Barómetro de Opinião Hispano-Luso, donde destaco o seguinte resultado:
  • 86% dos portugueses são a favor da «supressão de todas as restrições à mobilidade e fixação de quadros, trabalhadores e empresas»
Note-se que os inquiridos portugueses têm bem a noção do Primeiro Ministro que têm, já que 45% são favoráveis à obrigatoriedade do espanhol no ensino básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário