24/04/2012

Medida de coacção


À ex-Secretária de Estado Ana Benavente deve ser interdita a aproximação de qualquer escola pública. 

Mania de grandeza

No Manifesto da Associação 25 de Abril pode ler-se que «Portugal é já o país da União Europeia com maiores desigualdades sociais». Esta afirmação contém duas implicações, ambas erradas:
  1. A desigualdade tem crescido, nos últimos anos, em Portugal.
    Errado: tem diminuído (muito menos do que o desejável, mas diminuiu)
  2. A desigualdade em Portugal é a maior da UE.
    Errado: além de Espanha, somos ultrapassados neste indicador por Letónia, Lituânia, Roménia e Bulgária, quatro países que beneficiaram de umas décadas de "sociedade sem classes" e outros "ideais"!!! de Abril.
Relação entre o rendimento do 1.º e do 5.º quintis (ordem crescente do amarelo ao vermelho)

12/04/2012

Pirosice

Boa parte dos portugueses com mais de 40 anos nasceu por esse país fora em lugares que já não existem ou estão moribundos. É preciso uma grande dose de umbiguismo para usar como mote de campanha uma pirosice destas: "o lugar onde se nasce nunca devia morrer".
A propósito, o lugar onde nasci é hoje uma pousada :)

11/04/2012

Cristanismo

O Ministério da Agricultura está a fazer um bom trabalho de regulação da temperatura dos funcionários. No Verão dispensa a gravata, no Inverno fá-los trabalhar para aquecer:
«O Governo pretende criar uma taxa de saúde e segurança alimentar [para] "compensar os produtores, no quadro da prevenção e erradicação das doenças dos animais e das plantas, bem como das infestações por parasitas", além de "apoiar as explorações pecuárias" e "incentivar o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas". (...) O diploma determina ainda casos de isenção do pagamento da taxa de saúde e segurança alimentar, nomeadamente a "estabelecimentos com uma área de venda inferior a 400 metros quadrados ou pertencentes a microempresas, desde que não pertençam a uma empresa que utilize uma ou mais insígnias ou esteja integrada num grupo, e que disponham, a nível nacional, de uma área de venda acumulada igual ou superior a 2.000 metros quadrados".»
Ou seja, na prática, o Governo quer que as chamadas grandes superfícies paguem uma taxa para "compensar os produtores". Para compensar, as grandes superfícies vão pagar menos aos produtores.

09/04/2012

Jogo dos Artures

O jogo de hoje teve dois protagonistas de nome Artur:
  1. O Artur da foto, além da excelente exibição dentro de campo, evitando males maiores face a diversos erros de colegas seus, também esteve muito bem fora de campo, ao dizer na flash interview: «para ser penálti a nosso favor é preciso mandar alguém para o hospital e contra nós basta um sopro».
  2. Do outro Artur não há nada a dizer, os sobrenomes falam por ele.

05/04/2012

Coisas que não consigo entender


"Após a crise financeira de 2008, muitos foram os economistas que previram que uma retoma a nível global apenas se poderia concretizar a reboque do crescimento das economias emergentes do planeta, com particular destaque para a China. No entanto, neste momento, o cenário a que se assiste é diferente. Com a Europa a braços com um regresso a uma recessão, a ajuda parece poder vir mais dos Estados Unidos e de uma recuperação do ânimo dos seus consumidores, do que da China, que sente dificuldades em sustentar mais um período de crescimento forte e está a iniciar uma fase de abrandamento." (sublinhados meus)
Donde se tira esta conclusão:
"... o mundo volta a olhar para o consumidor norte-americano como estímulo para uma recuperação. Mas a Fed tem de continuar a ajudar."

Então a ajuda é promover o crédito que levou à "crise financeira de 2008"???