23/04/2011

INE não teve tolerância de ponto

Apenas três semanas depois da correcção às contas nacionais desde 2007, o INE divulgou hoje (Sábado de Páscoa) uma revisão das mesmas, para os anos de 2009 e 2010.
O défice de 2010, o tal que tinha corrido melhor do que o previsto a Sócrates e a Teixeira dos Santos, cresceu mais 870 milhões, para 9,1% do PIB. A dívida pública "provisória" em 2010 foi corrigida em mais mil milhões, sendo agora equivalente a 93% do PIB.

Ensaio sobre a preguiça

Da "preguiça" (creio que é mais incompetência e falta de meios) dos jornalistas já eu me queixei bastante neste blogue... o leitor pode (re)ver aqui vários exemplos de mau trabalho, em que os OCS nacionais reproduzem números que representam distorções da realidade e que alguém soprou aos ouvidos da LUSA.

A novidade desta semana é que a LUSA fez o trabalhinho, lançou uma parangona de que falo mais abaixo, mas, aparentemente, os OCS não lhe deram importância! Devido à preguiça dos jornalistas, assevera João Galamba. Valupi já nem se interessa com os jornalistas, só com o PSD que "não percebe a importância da notícia". E qual é a notícia? Supostamente - assegura a LUSA - "Portugal é o país da UE com mais progressos na educação". E como se chega à conclusão? Segundo um relatório da UE, «Portugal é o país com maior crescimento»... nos indicadores dos progressos na educação? Não, calma aí, ninguém disse isso... «Portugal é o país com maior crescimento» num dos indicadores, designadamente «o número de diplomados em matemática, ciência e tecnologia».

A notícia da LUSA não diz nenhuma mentira. Limita-se a colocar um título que não corresponde ao conteúdo. Ao contrário do habitual, a notícia não teve grande eco, o que chegou para que se destapasse a preguiça encoberta.
O relatório de que se fala está ao alcance de um clique, para quem não for preguiçoso. Há cinco benchmarks para avaliar o "progresso na educação". Nos outros quatro, Portugal tem evolução positiva, mas não é o que fez "mais progressos" e, é preciso não esquecer, está abaixo do benchmark em todos eles. O relatório tem um ponto sobre "best performing countries" e diz isto (p. 18): «Countries that show good performance in several areas for the 2010 benchmarks include Finland, which has performance levels above all 5 benchmarks, and Poland, which has performance levels above the EU benchmarks and is moving further ahead in four of the five areas.» Preguiçosos relatores.

19/04/2011

Formação profissional

É pena que alguns árbitros só aprendam as leis do jogo depois de terminarem a actividade...
Pedro Henriques dizia em Dezembro de 2008: «Independentemente de se discutir se foi deliberado ou não, se foi intencional ou não, não tenho dúvidas em relação ao que vi no jogo, que é com a mão que ele inverte o sentido da trajectória da bola e a coloca nos pés do seu colega».
Para bem do futebol, retirou-se da actividade e aprendeu finalmente o que está escrito na Lei XII: «Na minha opinião, não houve motivo para ser assinalada grande penalidade. Rolando escorrega e cai ao perder o apoio, tocando a bola com o braço no movimento da queda, de fo[r]ma não deliberada, ou seja, perfeitamente casual.»

14/04/2011

À espera do Pai Natal

Os pacatos finlandeses vivem em apartamentos de 60 m2 ou em pequenas casas de madeira. Andam preferencialmente de comboio e de bicicleta. Gostam de sauna, de vodka e de endro. Valorizam o estudo e o trabalho. Respeitam a liberdade do outro, mas não toleram a corrupção ou a evasão fiscal. Gostam do Sol do Sul, mas não estão dispostos a pagar o nosso mau governo. Quem disse que o Pai Natal vem da Lapónia?