23/04/2011

Ensaio sobre a preguiça

Da "preguiça" (creio que é mais incompetência e falta de meios) dos jornalistas já eu me queixei bastante neste blogue... o leitor pode (re)ver aqui vários exemplos de mau trabalho, em que os OCS nacionais reproduzem números que representam distorções da realidade e que alguém soprou aos ouvidos da LUSA.

A novidade desta semana é que a LUSA fez o trabalhinho, lançou uma parangona de que falo mais abaixo, mas, aparentemente, os OCS não lhe deram importância! Devido à preguiça dos jornalistas, assevera João Galamba. Valupi já nem se interessa com os jornalistas, só com o PSD que "não percebe a importância da notícia". E qual é a notícia? Supostamente - assegura a LUSA - "Portugal é o país da UE com mais progressos na educação". E como se chega à conclusão? Segundo um relatório da UE, «Portugal é o país com maior crescimento»... nos indicadores dos progressos na educação? Não, calma aí, ninguém disse isso... «Portugal é o país com maior crescimento» num dos indicadores, designadamente «o número de diplomados em matemática, ciência e tecnologia».

A notícia da LUSA não diz nenhuma mentira. Limita-se a colocar um título que não corresponde ao conteúdo. Ao contrário do habitual, a notícia não teve grande eco, o que chegou para que se destapasse a preguiça encoberta.
O relatório de que se fala está ao alcance de um clique, para quem não for preguiçoso. Há cinco benchmarks para avaliar o "progresso na educação". Nos outros quatro, Portugal tem evolução positiva, mas não é o que fez "mais progressos" e, é preciso não esquecer, está abaixo do benchmark em todos eles. O relatório tem um ponto sobre "best performing countries" e diz isto (p. 18): «Countries that show good performance in several areas for the 2010 benchmarks include Finland, which has performance levels above all 5 benchmarks, and Poland, which has performance levels above the EU benchmarks and is moving further ahead in four of the five areas.» Preguiçosos relatores.

19/04/2011

Formação profissional

É pena que alguns árbitros só aprendam as leis do jogo depois de terminarem a actividade...
Pedro Henriques dizia em Dezembro de 2008: «Independentemente de se discutir se foi deliberado ou não, se foi intencional ou não, não tenho dúvidas em relação ao que vi no jogo, que é com a mão que ele inverte o sentido da trajectória da bola e a coloca nos pés do seu colega».
Para bem do futebol, retirou-se da actividade e aprendeu finalmente o que está escrito na Lei XII: «Na minha opinião, não houve motivo para ser assinalada grande penalidade. Rolando escorrega e cai ao perder o apoio, tocando a bola com o braço no movimento da queda, de fo[r]ma não deliberada, ou seja, perfeitamente casual.»

14/04/2011

À espera do Pai Natal

Os pacatos finlandeses vivem em apartamentos de 60 m2 ou em pequenas casas de madeira. Andam preferencialmente de comboio e de bicicleta. Gostam de sauna, de vodka e de endro. Valorizam o estudo e o trabalho. Respeitam a liberdade do outro, mas não toleram a corrupção ou a evasão fiscal. Gostam do Sol do Sul, mas não estão dispostos a pagar o nosso mau governo. Quem disse que o Pai Natal vem da Lapónia?

01/04/2011

Primeiro d'Abril

Este país vive em mentira 364 dias por ano. Hoje é o dia em que podemos aproximar-nos um pouco mais da realidade. Finalmente, dois meses e meio depois dos rumores sobre "uma Visita Diálogo do Eurostat nos dias 17 e 18 de Janeiro", o INE alterou as contas desde 2007, apresentando novos valores para o défice e para a dívida pública.
Pode o leitor verificar que a realidade já ultrapassou as previsões de um botabaixista como eu que, há um ano, previ uma dívida de apenas 93% do PIB, contra os 89% inscritos no PEC de que então se falava....
N.B. O documento disponibilizado pelo INE continua a apresentar, contra todas as previsões minimamente arrazoadas, um crescimento positivo do PIB em 2011. Portanto, tudo leva a crer que é já este ano que a dívida supera os 100% do PIB, o que eu só previa que acontecesse em 2013!!!

Não vale a pena gastar muito tempo com a enumeração das mentiras que nos impingem 364 dias por ano... deixo apenas as declarações de um qualquer Secretário de Estado há apenas uma semana:
"«Quanto às especulações sobre o défice de 2010, sabe-se que existe uma orientação do Eurostat relativamente à classificação contabilística (...)». Para o governante, as dúvidas do Eurostat dependem da forma de contabilização das contas públicas, mas não colocam em causa o défice de 2010, que segundo o Governo ficou abaixo do objectivo inicial dos 7,3%. «Isso nada tem a ver com a execução orçamental de 2010, onde foram conseguidos os objectivos pretendidos, nem com a execução dos dois primeiros meses de 2011 em que foi registado um excedente orçamental»".

Como se vê no quadro acima, não só os objectivos de 2010 não foram atingidos, como o INE vem agora reconhecer que os objectivos de 2007 e 2008 também não foram atingidos. Ainda bem que hoje é o 1.º de Abril.

Adenda: Esta gente não tem vergonha!