22/05/2009

Fiquei surpreendido

Não comigo... mas com os partidos!

Fonte

De Espanha, nem bom vento, nem bom exemplo

Esta semana surgiram duas notícias aqui do país vizinho que sinalizam os problemas de sustentabilidade da "economia verde" que tenho referido aqui nas Escolhas. Usando os títulos do suplemento Ecosfera do Público:
  1. Crise obriga a parar parques eólicos
  2. WWF propõe demolição de 20 barragens em Espanha para recuperar os rios

Ao que parece, há sobreprodução de energia e para-se a produção de energia "limpa", mantendo-se a produção de energia "suja". Isto não dá que pensar???

21/05/2009

A TVer

Como há muito não fazia, ontem dediquei a maior parte do serão, com breves interrupções, aos canais da TV portuguesa.

Começando pelo fim, vi uns poucos minutos da conversa soarista, a tentar perceber que raio fazia aquele programa na RTP1 numa altura destas? Luis Melo escreveu uma das respostas possíveis.
Antes, vira Directo ao Assunto quase integralmente. Parece mesmo um programa que respeita o pluralismo ASS (isto não é uma palavra inglesa, é o acrónimo do ministro):
Tavares representa a esquerda malhada por ASS, uma esquerda intelectual ou, pelo menos, a esquerda das ideias;
Rangel representa a Congregatio pro Doctrina Fidei;
Amorim defende o FCP.
Maior pluralismo com apenas três comentadores seria imposível.
Rangel está no sítio certo para cumprir a sua missão, com recurso a cábulas por falta de teleponto, mas os outros dois denotam a diferença que há entre escrever e debater na TV ao vivo - um bom bloguista pode não ser um bom comentador de TV. Talvez se safassem na discussão de ideias, mas não me parecem muito à vontade para debater notícias da actualidade.
No programa de ontem, achei caricato ver os três a tecer loas à credibilidade e independência do Instituto Nacional de Estatística, quando o assunto directo seria o chamado apagão no Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Duas horas antes, na SICN, Bagão Félix, que certamente também lerá os seus livros e jornais, mesmo não sendo visto com eles debaixo do braço, mostrou que distingue muito bem inquéritos do INE e registos dos centros de emprego e disse a esse respeito algo de significante: até 2006, os números do IEFP eram sistematicamente superiores à estimativa do INE; a partir de 2006, passou a verificar-se sistematicamente o contrário. Ele não sabe por quê, eu tão pouco, mas o partido pelo qual Rui Tavares é candidato tem uma explicação plausível.
Félix fez outra afirmação com significado e que mereceria ser discutida directo ao assunto: os actuais governantes têm uma atitude cobarde ao garantirem o seu bem-estar diferindo os respectivos custos para as futuras gerações. Acrescento que vale a pena enumerar e ordenar as coisas que, usando os termos do sr. Primeiro Ministro, «ninguém nos perdoaria se, daqui a 15 ou 20 anos».

20/05/2009

Espaço privilegiado de propaganda

«A relação entre as Obras Públicas e o progresso de uma sociedade é uma matéria tão importante quanto diversa e complexa. (...) parece-nos pertinente a organização de um Fórum sobre o impacto das novas Obras Públicas no desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro e que intitulamos “O FUTURO É HOJE”, pretendendo que este evento constitua um espaço privilegiado de reflexão ao nível de vários domínios que suportam a actividade académica, científica, empresarial, organizacional e estratégica do sector.»

Este é um extracto de um texto que enuncia os "objectivos" de um "fórum" organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UTAD.
O evento é patrocinado por:
EDP, Iberdrola, Mota-Engil, Soares da Costa e Somague.
Como se pode ver no programa, em primeiro lugar haverá uma mesa redonda com a participação de:
EDP, Iberdrola, Mota-Engil, Soares da Costa e Somague;
e depois serão apresentados os empreendimentos e infra-estruturas por:
EDP, Iberdrola, Mota-Engil, Soares da Costa e Somague.

O suposto "espaço privilegiado de reflexão" é, portanto, propaganda, i.e. informação que procura evidenciar apenas os aspectos positivos daquelas marcas. O Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UTAD está no direito de organizar os eventos que quiser, mas, se tivesse intenção de organizar um que pudesse constituir um "espaço privilegiado de reflexão", certamente teria convidado para a mesa redonda alguma das organizações que se opõem à construção das barragens que serão apresentadas pela EDP (Sabor e Tua) e Iberdrola (Alto Tâmega). Até poderia ter convidado professores daquela universidade que reconhecidamente têm manifestado os impactes negativos desses projectos ou discutido a sustentabilidade de pequenos empreendimentos hidroeléctricos.

18/05/2009

Numerofilia

Paulo Rangel admitiu hoje no Parlamento «que tenha havido intencionalidade» no apagão de 15 mil desempregados "do sistema". «Confrontado com o facto de o IEFP invocar que se tratou de um erro, Paulo Rangel reiterou que “é uma coincidência infeliz que evita chegar ao meio milhão de desempregados”, e defendeu que “é preciso esclarecer o que se passou”.» Diz a Lusa, segundo a notícia do Público.
Se realmente evitasse "chegar ao meio milhão de desempregados", teria sido uma coincidência extremamente feliz! Dito como foi (ou como a Lusa diz que foi), até parece que Rangel estaria mais feliz se o número oficial tivesse já ultrapassado o meio milhão. Assim se compreende a importância dos detentores das estatísticas - para além do sono do Primeiro Ministro, os números ditam a felicidade ou a infelicidade do PS e da oposição. Na educação ou no "plano tecnológico", moldam-se as estatísticas a conclusões encomendadas, bastas vezes difundidas por jornalistas ineptos. Na economia, dada a própria consubstanciação do número na realidade, actua-se mais directamente sobre a produção estatística, embora também se recorra a alguma cirurgia estética.
Todo este trabalho por causa de uma crença infundada: é ao Governo que se deve tudo o que de bom e de mau acontece na economia e na sociedade. Como se os agentes económicos e sociais se orientassem principalmente pelas políticas... Duh!

P.S. Vale a pena ver a ilustração de numerofilia na Assembleia da República numa foto de nasty_pixel

As minhas escolhas

Com algumas horas de atraso, as escolhas da semana são inspiradas na vinda a Viseu de Edgar Morin, no próximo dia 22:

Educar para a Era Planetária
Piaget, 9,45€
«(...)a nossa formação escolar e universitária continua a fazer de nós cegos políticos e impede-nos de assumir a nossa condição terrestre». Para refrear o entusiasmo das Novas Oportunidades e das estatísticas sobre "qualificação" e "certificação".


Introdução ao Pensamento Complexo
Piaget, Esgotado?
«Os problemas humanos são abandonados não apenas a este obscurantismo científico, que produz cientistas ignaros, mas também a doutrinas obtusas que pretendem monopolizar a cientificidade com ideias-chave tanto mais pobres quanto pretendem abrir todas as portas como se a verdade estivesse encerrada num cofre-forte de que bastaria possuir a chave».

16/05/2009

Foto da semana

A linha do Tua volta a estar em foco na Foto da Semana, já que, de acordo com um despacho da Lusa (Público - ecosfera), a Declaração de Impacto Ambiental divulgada esta semana sustenta que «de modo a garantir e salvaguardar os interesses e a mobilidade das populações locais e potenciar o desenvolvimento socioeconómico e turístico, a DIA obriga a que seja assegurado o serviço de transporte público da linha férrea do Tua no troço a inundar».

Registo que seja preciso inundar as linhas existentes para que o Estado se preocupe com «os interesses e a mobilidade das populações locais». Quanto ao desenvolvimento turístico, o assunto merecerá atenção, brevemente, em post próprio...

Foto @Brunheda, Março de 2008