24/03/2009

De apoio em apoio até à queda final

A Peugeot-Citroën de Mangualde não devia despedir mais trabalhadores para poder «garantir os apoios atribuídos pelo Estado destinados ao sector automóvel», quer dizer, contribuir ainda mais para a carga fiscal de quem estiver a trabalhar nos próximos anos. No entanto, segundo esta notícia, está a tentar convencer mais alguns trabalhadores a rescindir, mediante "prémios" inferiores ao valor legal.
De acordo com a lógica de meter dinheiro dos contribuintes em cima dos problemas da economia, muitos dos quais estruturais, estou mesmo a ver que a PSA ainda vai receber mais um prémio "excepcional".

Fonte: Público

Pacto de injustiça

«não é possível fazer praticamente nada para condenar alguém por corrupção» disse o presidente do Observatório da Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, que não hesita em «acusar os partidos políticos de bloquearem intencionalmente a criação de leis eficazes». Traduzindo, significa que a Assembleia da República favorece a corrupção.

No dia seguinte, foi o único candidato à presidência do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público a deixar preto no branco: «O Código [de Processo Penal] não é um instrumento para a defesa da comunidade, mas um manual de defesa dos interesses dos delinquentes».

23/03/2009

Bomba de calor

Quer contribuir para superar a crise? O Governo descobriu a bomba - você só paga 50%!

Não sei porque não tiveram antes esta ideia genial, talvez tivéssemos poupado os milhões que somos obrigados a dar ao BPN para "evitar" a crise. Mas mais vale tarde do que nunca! E nem o pequeno senão de utilizar abusivamente o termo Solar na bomba nos deve fazer esmorecer!

Ideia do post: Blasfémias

(continuação)

Acerca de...

Beijokense nasceu em 14 de 0utubro de 2005, na sequência de um convite para bloguista do Beijós XXI.
"As Escolhas do Beijokense" foi o título escolhido para uma rubrica do mesmo blogue que teve início em Novembro de 2008. Era obviamente inspirado (o título) no programa de TV marcelista, pretendendo apresentar mensalmente as minhas "escolhas" de livros, filmes, blogues, sítios web, etc.
A 4.ª edição da rubrica tornou evidente a incompatibilidade entre o carácter pessoal das escolhas e o carácter colectivo do Beijós XXI. Por solicitação de um dos administradores, retirei o post das escolhas de Março, «visto por alguns dos Contributores do Beijós XXI e pelos seus leitores, [como] uma crítica ao regime e ao seu líder».
"As Escolhas do Beijokense" torna-se assim a escolha natural para o título do blogue onde o Beijokense poderá exercer livremente a sua crítica «ao regime», recuperando alguns artigos já publicados no Beijós XXI e esperando publicar muitos mais sobre a actualidade, não esquecendo o móbil das "Escolhas".

Sejam muito bem vindos ao blogue pessoal do Beijokense e estejam à vontade, os comentários são grátis :)

Nota: todos os posts com data anterior a 23-3-2009 foram originalmente publicados no Beijós XXI.

Adenda 2010
Entre outras coisas, Beijokense escreve sobre:
  • Números - Análises quantitativas; sondagens; exemplos de inumeracia nos media e na blogosfera.
  • Ai os media - Mau jornalismo, nomeadamente informação incorrecta veiculada pela LUSA nos OCS.
  • Ambiente - Energias renováveis, alterações climáticas...
  • Interior - A viabilidade do Portugal que não vê o mar.
  • Oliveira da Figueira - Os vendedores que reclamam falsos benefícios nos seus produtos.
  • Tugas - Portugueses mal comportados.

22/03/2009

Campanha negra

Este mês escolhi os maiores especialistas nacionais na difícil arte de standup comedy, um mais genuíno, inscrito na ordem, outro mais esforçado, mas nem por isso menos cómico.
Eis o vídeo do verdadeiro engenheiro:


E agora a representação do outro (ficamos sem saber se o público se ri do conteúdo ou da esforçada arte de representação aprendida por fax):

10/02/2009

Mentiras & Contradições

Comecemos pelas contradições
Na sequência de um post que publiquei no passado Outubro, volto ao tema da utilização da net por crianças e de como ela é encarada pelos pais. Tudo porque se diz que hoje é o Dia Europeu da Internet Segura e vários jornais dedicam um considerável espaço ao assunto.

Por exemplo, o Público apresenta desta forma os resultados do Eurobarómetro, numa entrevista a Cristina Ponte: «“Há uma contradição no Eurobarómetro: os pais que dizem que fazem pouco uso da Internet [só 32 por cento dos pais portugueses usam a web pelo menos uma vez por dia, quando a média da UE é de 54 por cento] e ao mesmo tempo aparecem em primeiro lugar a nível europeu como os que mais controlam [30 por cento dizem estar sempre ao lado dos filhos na net; a média europeia é de 13 por cento] e que vêem os históricos e e-mail [35 por cento garantem fazê-lo, em contraste com a média europeia de 22 por cento]”.»

Relacionando estes resultados com os que mencionei no post de Outubro e com as estatísticas sobre a utilização de meios de informação e comunicação, arrisco-me a especular que os pais portugueses (tal como os 'chefes' portugueses em geral) querem é controlar o que não dominam. Não tarda, vão adaptar a brilhante ideia do Governo de chipar matrículas e vão também chipar os petizes que deixam na escola durante 12 horas por dia. Enquanto não, vão-se entreter a ver os filmes do recreio.

Desculpem a presunção, mas há pelo menos duas coisas que alguns pais precisam de aprender: 1) informática; 2) a história do nazismo.

E agora vamos a uma grande mentira
Porque o tema é o mesmo, não posso deixar de fazer referência a uma "notícia" da Lusa que nem a melhor propaganda de Salazar seria capaz de criar: «Portugal tem taxas de acesso à Internet superiores à média da União Europeia». Afinal, vai-se a ver e «87 por cento dos portugueses com o secundário completo utilizam a Internet, sendo os quintos da União Europeia que mais acedem a esta tecnologia». Então e a central de propaganda não se dá ao trabalho de consultar quantos são os portugueses com o secundário completo?
É que a verdade é esta - há quatro países da UE atrás de Portugal na utilização da Internet: Roménia, Bulgária, Grécia e Chipre. 42% dos portugueses usam net, face a uma média de 61% na UE27. A Lusa conseguir transformar isto naquele título... leva-me, de novo, à história do nazismo!

30/01/2009

Zé Tuga

Na década de 80, uns amigalhaços do Zé, empregados na Câmara, precisavam de fazer umas massas por fora, porque o Estado sempre pagou pouco, é certinho, mas pouco. O que eles sabiam fazer era desenhos que vendiam aos Zés que queriam fazer uns anexos nas casas lá da aldeia, uma cozinha para o dia-a-dia, para não sujarem a "principal", umas casas-de-banho que antes não tinham porque não havia água canalizada, uma garagem para o tractor, etc. Manda a lei que esses desenhos sejam aprovados na Câmara. Como, na altura, não era possível aos empregados da Câmara aprovar os desenhos feitos assinados pelos próprios, o amigalhaço Zé assinava-os para eles poderem aprovar. Porreiro, pá.

Na década de 90, o Zé tinha outras ambições. Ele era conhecido por Engº e achou que uma licenciatura em engenharia daria mais solidez ao título. Um exemplo para muitos Zés que trabalham no duro mas ambicionam um diploma - aproveitava a hora do expediente e a máquina de fax do trabalho para mandar uns faxes num inglês irrepreensivelmente técnico. Uma prova da força de vontade do Zé que, mesmo sabendo que fala inglês com o mesmo nível que o outro Zé, aquele do Allgarve que avia inglesas, sempre acreditou que, com uma boa máquina de fax, conseguiria atingir os seus objectivos.

Depois de chegar a chefe, em 2005, o Zé não desiludiu. Um verdadeiro Zé português desenrasca-se em qualquer situação e aproveita para vender sempre qualquer coisa lá da terra, como um computador caseiro - toda a gente sabe que não é caseiro, mas não faz mal, o Zé trouxe lá da terra, tem outro valor. É mais lento e mais caro do que os do supermercado, mas não deve ter tantos "químicos".

O Zé faz isto tudo em benefício da terra e fica um bocado chateado porque ainda há alguns desconfiados das suas boas intenções. Santos da casa não fazem milagres, é o que é. Então o Zé, com a ajuda da Maria, fez uma brilhante reforma da escola primária da terra, elogiada lá fora e a malta cá da terra tem o desplante de não o reconhecer por isso? Ingratos!

Deixe lá, Zé! Também havia muitos que só sabiam criticar o Filipe e ele agora está lá em Londres a ganhar mais num mês do que o BPN a Caixa lhe pagava aqui num ano. Continue, que ainda vai chegar onde ele chegou. Ele tem o Murtosa, você tem o Manel Pedro. E os ingleses têm-se mostrado muito interessados no seu curriculum. Sabe como se diz pebolim em inglês? Não faz mal, o Filipe também não sabia.