Mostrar mensagens com a etiqueta Oliveira da Figueira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Oliveira da Figueira. Mostrar todas as mensagens

10/09/2009

As minhas escolhas

O Dossiê Sócrates
Lulu, 21€ ou PDF gratuito

Dada a reacção de Sócrates ao blogue, o autor recomenda «aos leitores, pelos motivos conhecidos, a precaução de obterem rapidamente o livro (na versão digital gratuita ou na versão impressa paga). Antes que seja tarde...»
Eu já tenho a versão gratuita e comecei a leitura pelo epílogo. Confirmo a ideia que tinha do aluno Sócrates - nunca vi um aluno cujo "processo" académico contivesse tantas rasuras, incoerência de datas, professores a darem notas sem estarem ao serviço da escola... é preciso ser muito azarento!

18/06/2009

TVisto

Não vi a entrevista do "novo Sócrates", mas, fazendo fé nos excertos que vi no "rescaldo", creio que a SIC foi amiga. Ao velho Sócrates daria jeito uma mosca viva em estúdio para que demonstrasse que era o único líder europeu capaz de rivalizar em artes cénicas com o Presidente dos EUA. Ao novo Sócrates deu imenso jeito a mosca morta que a SIC lhe arranjou como entrevistadora.

Para mim, a TV é um meio bastante económico de "recarregar baterias". Tirando um ou outro momento excepcional, entro num estado de apatia extremamente reconfortante. Quando estou mais cansado, rapidamente passo da apatia a letargia e é nesse estado semi-consciente que sou capaz de passar horas a "ver" a SICN ou a RTPN. Foi o que aconteceu ontem durante 100' seguidos e o efeito foi tão benéfico que hoje não só me sinto satisfeito comigo como me sinto um Eduardo Cintra Torres.

Boa parte desses 100' foram passados em frente ao Directo ao Assunto, tendo eu ficado com uma percepção diferente da que tive na primeira visualização. Rangel é tão seguidista de Sócrates que também ele apareceu num tom de cordeiro manso, com várias operações de diminuição do volume. Tavares também beneficiou do efeito contagiante da entrevista do PM, tendo-se mostrado muito satisfeito consigo. A legítima satisfação com a eleição para o PE está a torná-lo ainda mais míope na leitura dos resultados eleitorais - à excepção de Portugal, os eleitores europeus não querem ultrapassar a crise pela esquerda, mas pela direita. Vá devagar ou ainda tem um acidente em contra-mão. Mais sóbrio pareceu-me Amorim, sobre o PSD e sobre o Irão, mas ter-lhe-á faltado firmeza no TGV.

Antes, num programa em que Crespo substituiu Lourenço, que havia substituído Crespo, Ricardo Costa arrumou de vez a disputa com Rui Santos sobre quem é o jornalista de TV mais satisfeito consigo (digo de TV, porque tenho dúvidas sobre a posição de Marcelino no ranking global). Sem falinhas mansas.

20/05/2009

Espaço privilegiado de propaganda

«A relação entre as Obras Públicas e o progresso de uma sociedade é uma matéria tão importante quanto diversa e complexa. (...) parece-nos pertinente a organização de um Fórum sobre o impacto das novas Obras Públicas no desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro e que intitulamos “O FUTURO É HOJE”, pretendendo que este evento constitua um espaço privilegiado de reflexão ao nível de vários domínios que suportam a actividade académica, científica, empresarial, organizacional e estratégica do sector.»

Este é um extracto de um texto que enuncia os "objectivos" de um "fórum" organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UTAD.
O evento é patrocinado por:
EDP, Iberdrola, Mota-Engil, Soares da Costa e Somague.
Como se pode ver no programa, em primeiro lugar haverá uma mesa redonda com a participação de:
EDP, Iberdrola, Mota-Engil, Soares da Costa e Somague;
e depois serão apresentados os empreendimentos e infra-estruturas por:
EDP, Iberdrola, Mota-Engil, Soares da Costa e Somague.

O suposto "espaço privilegiado de reflexão" é, portanto, propaganda, i.e. informação que procura evidenciar apenas os aspectos positivos daquelas marcas. O Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UTAD está no direito de organizar os eventos que quiser, mas, se tivesse intenção de organizar um que pudesse constituir um "espaço privilegiado de reflexão", certamente teria convidado para a mesa redonda alguma das organizações que se opõem à construção das barragens que serão apresentadas pela EDP (Sabor e Tua) e Iberdrola (Alto Tâmega). Até poderia ter convidado professores daquela universidade que reconhecidamente têm manifestado os impactes negativos desses projectos ou discutido a sustentabilidade de pequenos empreendimentos hidroeléctricos.

13/05/2009

Assessores míopes, assessorado insone

O Primeiro Ministro de Portugal vem produzindo declarações que justificam cabalmente os problemas de orientação da governação deste país.

Na famosa cumbre de El Salvador, revelou que «todos os meus assessores usam este computador», ou seja, o Classmate PC (vulgo Magoolhães), propenso à «síndrome da visão de computador» e ao «aumento da prevalência da miopia».
Ontem, na inauguração de um Centro Social Paroquial (!), reconheceu que «não durmo a pensar nisso» [desemprego]. O sr. Primeiro Ministro identifica-se assim com os portugueses em geral, que «são os que dormem pior por causa da crise». Ora, como bem diz a presidente da Associação Portuguesa de Sono, a insónia provoca «irritabilidade, diminuição do desempenho no trabalho, falta de concentração, esquecimento», sintomas que o Primeiro Ministro tem profusamente revelado.

Caros concidadãos, quereis continuar a ser governados por um Primeiro Ministro insone assessorado por míopes?

11/05/2009

Gato por lebre

Gato por lebre, farinha por papa, bomba de calor por painel solar.
A lata dos vendedores de banha da cobra que finge governar este país não tem limites, ultrapassa a da caricatura de Hergé.
Uma notícia de Lurdes Ferreira no Público de hoje conta que a Energie «perdeu a certificação de produtora de equipamentos solares térmicos», tendo, deste modo, a entidade certificadora confirmado a tese dos muitos que consideravam um embuste a designação das bombas de calor Energie como «painéis solares termodinâmicos».

«Se querem dar um contributo para o seu país, para haver mais emprego, por favor instalem painéis solares nas suas casas» foram as palavras de Sócrates aquando da visita à Energie, acrescentando: «O Estado vai ajudar, pagando metade do investimento. É um contributo para aumentar a autonomia energética, o emprego e dinamizar um sector tão activo».

Foi preciso uma entidade alemã certificar o que todos "os especialistas" já haviam dito: é uma descarada mentira declarar que estes equipamentos constituam um "contributo para aumentar a autonomia energética". Não deve ser difícil demonstrar que a única utilidade que o dinheiro do Estado poderia ter neste caso seria afastar «definitivamente, a hipótese da Energie se deslocalizar para a Galiza, Espanha, como foi ponderado no passado mês de Dezembro». Como já escrevi aqui, não me agrada nada a ideia de andar a trabalhar para pagar impostos que servem para o Estado suportar estes embustes dos vendedores de banha da cobra. Por favor, para esses casos, utilizem o dinheiro daquela conta do Estado que é do PS.

26/03/2009

Estratégias para combater a crise

«"Tenho o exemplo de uma família com três irmãos, todos receberam um computador Magalhães de borla porque pertencem ao escalão social A. Duvido que eles ainda tenham algum em casa", afirmou [uma prof. de Benfica], lembrando que, nalguns casos, quando os professores avisam o dia em que o computador é necessário na aula, os alunos faltam sempre.»

Em tempos de crise (estas famílias do escalão A vivem sempre em crise) é preciso criatividade para gerar rendimento. O sr. Oliveira da Figueira promoveu a marca internacionalmente, pelo que seria de esperar que os computadores atribuídos gratuitamente tenham entrado numa rede internacional de tráfico de Magalhães, em direcção às secretárias dos altos quadros da América Latina.

Disclaimer: este blogue não é escrito num Magalhães, mas numa imitação melhor do que o "original" - Beijalhães

24/03/2009

Trabalhar para aquecer

Nos dias que correm, é difícil fazer um post que não possa ser incluído na campanha negra contra o Presidente do Conselho de Ministros, mas a verdade é que o sr. faz o possível e o impossível para nos obrigrar a tal! Sempre bem coadjuvado por Lino e/ou Pino, quando não coadjuvando o inspirador Hugo.
Desta vez, na companhia de Pino, como já referi ontem, lá foi ele promover mais uma marca privada em condições de favorecimento. Já sei que tenho de trabalhar mais um pedaço para pagar com o meu IRS um embuste (assim é classificado o produto pelos "especialistas em energia" contactados pelo Público) que o sr. Presidente apresenta como energia solar, mas que mais serve para aumentar o consumo de electricidade.
Como eu, todos os contribuintes deste país trabalham para aquecer os bolsos das empresas que têm a sorte de serem seleccionadas pelo Governo para estes esquemas. A Bem da Nação Economia.

23/03/2009

Bomba de calor

Quer contribuir para superar a crise? O Governo descobriu a bomba - você só paga 50%!

Não sei porque não tiveram antes esta ideia genial, talvez tivéssemos poupado os milhões que somos obrigados a dar ao BPN para "evitar" a crise. Mas mais vale tarde do que nunca! E nem o pequeno senão de utilizar abusivamente o termo Solar na bomba nos deve fazer esmorecer!

Ideia do post: Blasfémias

(continuação)