30/06/2011

Louvor aos assessores de Sócrates nas Alturas

Se o desempenho de três doutores, um mestre, quatro licenciados e um sem título no Gabinete do Primeiro Ministro é assim tão louvável, como explicar o desempenho nada louvável do assessorado???

Empusa pennata, originally uploaded by Beijokense.

Ministro novo, sistema operativo novo

"Um dia apareceu um técnico, perguntou-me se tinha guardado a informação de que precisava e fez uma limpeza total ao disco rígido, até instalou novamente o sistema operativo", explicou [um funcionário de um gabinete do Ministério das Finanças].

Estou mesmo convencido de que, com esta operação de limpeza, o saldo orçamental começa a zero. Genial.

28/06/2011

A paixão pelo computador

O novo relatório PISA hoje revelado (ver o press release divulgado pela Lusa no Público ou no i) sugere-me a apresentação desta interessante relação inversa entre a atitude dos alunos face ao computador e o seu desempenho nos testes de leitura (aqueles em que Portugal mais se aproxima da média da OCDE):

Portugal é o campeão da paixão pelo computador, seguido pela Grécia e Chile. Nos antípodas - literalmente - os alunos da Austrália e Nova Zelândia dão menos importância ao PC e lêem melhor. Filandeses e coreanos, os melhores do teste, também são menos fascinados pelo computador.
Note-se que esta relação aparentemente tão forte pode esconder outros efeitos. Numa análise dentro de cada país, há resultados contraditórios sobre o efeito de uma variável na outra. No entanto, a intervenção da variável género tem o mesmo efeito em todo o lado - os rapazes gostam mais de computadores e lêem pior do que as raparigas.

26/06/2011

As garantias de um Governador Civil

O Governador Civil de Vila Real apresentou a sua demissão depois de se saber da intenção do Governo extinguir o cargo. Depois de
Alexandre Chaves perdeu uma óptima oportunidade para se demitir hoje, dia em que o Público revelou que, siga-se o estudo que o Governo que o nomeou entregou à troika, siga-se o plano da REFER, a linha do Corgo só espera alguém que desligue o ventilador.

24/06/2011

Eu avisei...

No dia 31-5-2011 previ aqui que «"sondagens" com resultados mirabolantes» sobre as férias dos portugueses iriam ser publicadas pelos OCS... na semana seguinte lá saía o estudozinho dizendo que «só 4,9% dos inquiridos disse que não vai fazer férias fora de casa» e que «mais de um terço dos portugueses entrevistados farão férias fora do país pelo menos uma vez por ano e 13% com mais frequência ainda».

Para ficar com uma ideia de como se chega a esta enorme falsidade, leia um post meu do ano passado.

Passadas duas semanas, os mesmos OCS que não se coibiram de dizer que 95% dos "portugueses" fazem viagens de férias, publicam os resultados de um estudo do IPDT dizendo que «pelo segundo ano consecutivo, mais de metade dos portugueses não vai gozar férias no Verão». No CM ficamos a saber que, afinal, «mais de metade» equivale a «praticamente dois terços» e ficamos a saber algo importante: «dos portugueses que admitem tirar férias no período de Verão, 25,4% vão gozá-las na zona de residência».
Contas feitas, apenas (1-0,638)*(1-0,254) = 27% fazem férias fora da zona de residência. E apenas 24%*27% = 6% viajam para o estrangeiro.

Voltando ao início, estes 6% estimados pelo IDTP são os mesmos "mais de um terço" da Marktest.

21/06/2011

Mudança

Acabei de retirar da barra lateral do blogue esta imagem:

Rodrigues et al. (2005, 2006, 2007)

Uma profícua co-autoria de "ilustres" académicos, resultante das redes universitárias tão necessárias ao desenvolvimento da ciência:
[O despacho de acusação] enfatiza o facto de os quatro arguidos serem velhos conhecidos, tendo como ponto de contacto a passagem pelos gabinetes do Ministério do Trabalho durante o Governo de António Guterres ou pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
[João] Pedroso, por seu lado, nomeou Rodrigues em Fevereiro de 2001 para assessora do Conselho Directivo do Instituto de Solidariedade e Segurança Social por si liderado. Um mês depois, [Rodrigues] foi trabalhar para o gabinete de Paulo Pedroso quando este tomou posse como ministro do Trabalho.
Maria Lurdes Rodrigues e João Baptista, por seu lado, são amigos e professores universitários no ISCTE – faculdade onde João Pedroso leccionou um ano nos 90 e onde o seu irmão Paulo é docente há longos anos.
O MP conclui que os co-autores recorreram a um «meio ilícito de beneficiar patrimonialmente o arguido João Pedroso com prejuízo para o erário público» e «“estavam cientes”» desse facto. Aguarda-se que Ana Gomes venha confirmar que se trata de uma «“campanha de desinformação” e de calúnia de dirigentes socialistas».